Mia Mamede coroa nova Miss Brasil com obra de Eduardo Kobra no corpo
Com etnias retratadas pelo muralista em vestido de gala, a capixaba exalta a diversidade feminina cultuada em seu reinado com verdadeira obra de arte que será usada na noite de hoje, 8 de julho, no concurso Miss Universo Brasil 2023, e posteriormente em uma ação social realizada pelo Instituto Kobra
. O dia em que a arte encontra a moda. É assim que Mia Mamede, a atual Miss Brasil, entra para a história do concurso mais icônico de beleza, após ter representado o País no Miss Universo Brasil deste ano. O feito acontece graças à genialidade do renomado muralista Eduardo Kobra, que transformou um vestido de gala em obra de arte legítima que exalta as mulheres e a diversidade. Tudo isso para que Mia possa coroar a próxima Miss, eleita na noite de hoje, de 8 de julho, em cerimônia realizada em São Paulo e que será transmitida pela web.
Kobra aceitou o desafio e criou a peça com seu traço inconfundível, presente em murais gigantes de grandes metrópoles mundiais como São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Nova York Amsterdã, Moscou e Tóquio.
Em uma “tela branca” em formato de vestido, criado pelo estilista Bruno Oliveira, o muralista retrata a diversidade étnica com uma mulher preta e outra representante dos povos originários (frente e verso da peça). “A ideia surgiu da minha admiração pelo Kobra e pela conexão que temos por meio da sustentabilidade. Ele topou na hora, tamanha sua generosidade e entendimento sobre a importância feminina na sociedade. Contamos, no vestido, o que tenho perpetuado em meu reinado: a consciência de que estamos muito além da beleza física. Estou ansiosa para ver como o público vai reagir”, diz Mia sobre a parceria com o reconhecido artista.
“Existem muitas formas de beleza que devem ser destacadas e percebidas. A beleza é diversa! Também é importante ressaltar, sempre, que a beleza se perde se não é acompanhada por boas ações e pelo respeito à diversidade que existe em nosso País e em nosso planeta”, diz Eduardo Kobra.
O vestido-obra de arte foi intitulado MISSionária e faz da comunicadora capixaba uma terceira personagem na soma das diferenças. A Miss Brasil passa a faixa e a coroa utilizando o momento para deixar uma poderosa mensagem. “Com a representação das três mulheres de etnias diferentes, temos a força de uma MISSionária, trazendo o entendimento de que nós, mulheres do século 21, temos espaço e local de fala, graças à força e à luta de mulheres de gerações anteriores que buscaram bravamente por esse direito”, pontua a Miss Brasil.
“O Brasil é um País continental, de norte a sul, de leste a oeste, constituído por imigrantes de diversas culturas, crenças, costumes, raças e, assim como nosso país, que abriga tanta diversidade, a experiência de viver em diferentes países e com culturas distintas, me torna de fato uma mulher com uma mistura do mundo, como as mulheres do Brasil. Sinto-me capaz de conectar-me e representar todas estas diferenças para continuar lutando, porque somente por meio do nosso conhecimento e respeito conseguiremos, juntos, combater as desigualdades”, afirma Mia Mamade.
Depois de usadas por Mia no momento da consagração da próxima MISSionária na noite do concurso, a peça será doada ao Instituto Kobra para ficar à disposição de ações sociais.
FICHA TÉCNICA:
Título da obra: MISSionária
Desenho, Arte e Pintura: Eduardo Kobra
Conceito: Eduardo Kobra e Mia Mamede
Estilista: Bruno Oliveira
Fotógrafo: Renam Cristofoletti
Assistente de Fotografia: Edu Malta
Maquiagem: Biel Arcanjo
Cabelo: Florence Hair
Assessoria de imprensa de Eduardo Kobra
Gontof Comunicação (Airton Gontow)
Kobra é um artista fantástico. Na disciplina de Arte sempre está presente, os alunos também admiram seu trabalho.
Fantástico, muito providencial ao momento em que se vive as lutas da mulher em seu verdadeiro e de direito a ocupação Dr seu espaço.