MÊS DE CELEBRAR A CULTURA
"A cultura nos eleva, edifica, liberta! Sem ela, estamos acorrentados, nos tornamos escravos da nossa ignorância.” Katia Velo
Dia 05 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Cultura. A data escolhida é uma homenagem ao nascimento de Rui Barbosa (1849-1923). É indiscutível a relevância da cultura para o desenvolvimento humano. Mas, afinal, o que é cultura? Longe de chegar a uma resposta, há algumas definições. A origem latina da palavra cultura vem de cultivar (no sentido da agricultura), são costumes e hábitos passados de geração em geração. A cultura não é estática, pois está sempre em movimento, não é um produto, pois está sempre em processo, não é um fim, mas deve ser um meio pelo qual o ser humano se adapta, desenvolve, supera. E por falar em superação, destaco neste mês a Bienal de Curitiba que a cada edição surpreende pela quantidade de lugares em que ocorre e pela qualidade dos trabalhos apresentados..
BIENAL DE CURITIBA
A 14ª Bienal de Curitiba acontece de 21 de setembro de 2019 até 1° de março de 2020. Nesta edição, o tema é Fronteiras em Aberto, o diretor geral, Luiz Ernesto Meyer Pereira, os curadores Adolfo Montejo Navas e Tereza de Arruda. Consagrada como um dos eventos de Arte mais importantes da contemporaneidade, respeitada pelo público e artistas, a Bienal de Curitiba completa 26 anos. Apesar do nome, a Bienal de Curitiba não se limita apenas a capital paranaense, pelo contrário, está no cerne da sua criação o desejo de agregar, ampliar, internacionalizar-se. A 14ª. Bienal de Curitiba: Fronteiras em Aberto acontece em importantes museus, espaços culturais e espaços públicos urbanos na capital paranaense e de outras cidades sedes na América do Sul e Europa. São aproximadamente 1300 espaços onde serão exibidos trabalhos de artistas indianos, chineses, russos e sul-africanos.
EXPOSIÇÃO “TRANSPASSAR”
A Bienal de Curitiba e a Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, apresentam a exposição Transpassar realizada pela APAP/PR conta com a participação de 18 artistas que por meio de técnicas, estilos e características pessoais, uniram-se para uma representação coletiva da temática proposta. A Arte é a forma de transformarmos os sentimentos e emoções em algo visível e representativo. A exposição Transpassar busca trazer à tona um dos temas mais relevantes da atualidade, a expansão geográfica, política e ideológica, impulsionada pelas redes sociais, a um só tempo nos une e nos afasta.
ARTISTAS PARTICIPANTES:
Assis Portes, Elisiane Correa Wenger, Fernando Rosa, Giovana Correia, Giovana Hultmann, Jabim Nunes, Katia Velo, Ligia Barros, Marinice Costa, Meg Gerhardt, Noeli Tarachuka, Osmar Carboni, Regina Hornung, Rettamozo, Rosa de Marchi, Sandra Hiromoto, Sandra Köche, Teca Sandrini.
CURADORIA: Sabine Feres
Serviço
Obrigada Katia Velo e parabéns a todos os participantes desta expisição, à nossa querida curadora Sabine Feres e a nossa divulgadora Katia Velo. Sucesso a todos os envolvidos.
Querida Noeli!
É um grande prazer divulgar as ações deste grupo tão querido e talentoso. Obrigada por tanta generosidade. Beijo no coração.