MATÉRIA ESCOLA EVOLUTIVA NO JORNAL FOLHA DA MULHER
HOLOCAUSTO
“O preconceito é o filho da ignorância.” William Hazlitt (escritor inglês).
O Holocausto, ou a política de extermínio dos judeus, mais conhecida como solução final, foi fruto das ideologias nazistas em que consideravam os judeus inferiores e responsáveis pela crise econômica da Alemanha no pós Primeira Guerra Mundial. Esta ideologia nasceu no final do século XIX, a partir de alguns pensadores alemães que enalteciam a raça ariana e culpavam os judeus. Como sabemos, esta política se intensificou com a chegada dos nazistas ao poder em 1932. Inicialmente os nazistas implantaram alguns boicotes aos comerciantes judeus, depois, a segregação e culminaram com o genocídio, a partir de 1942. Tal fato deve ser lembrado para que nunca mais isto ocorra. É fundamental compreender que todos nós, somos seres humanos, portanto, todos nós somos iguais, apenas com características diferentes. Absolutamente nada, pode justificar atitudes como o que aconteceu. A História serve não somente para registrar o fato e, sim, problematizar, levar o indivíduo a raciocinar, questionar, interagir sobre os temas abordados. Afinal, é conhecendo o passado que entendemos o presente. As atividades desenvolvidas na Escola Evolutiva têm a função de levar os alunos a conhecerem o assunto, mas acima de tudo, conscientizar e compreender as questões políticas, culturais e sociais que vivemos hoje. Infelizmente ainda vivemos tempos de distinções e guerras religiosas e éticas. A educação é o melhor caminho para dissipar a nuvem da ignorância. Professor de História, Celso Andrei Rocha, graduado trabalhos no Museu Atílio Rocco em SJP e no Museu do Expedicionário em Curitiba. Graduado em História pela UNIANDRADE e especialista em História Cultural pela Tuiuti.
VISITA AO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA
Em agosto, mais uma vez, os alunos do 9º. Ano da Escola Evolutiva realizaram uma visita ao Museu do Holocausto de Curitiba. O motivo do passeio cultural é enfatizar e ilustrar aos alunos o tema estudado na aula de História, ministrada pelo professor Celso Rocha, a 2ª. Guerra Mundial. A relevância sobre o tema motiva outros professores a participarem de forma interdisciplinar, como por exemplo, Ética e Cidadania, Arte e Língua Portuguesa. Na disciplina de Arte, a professora Katia Velo, trabalha o tema – Holocausto com enfoque na Publicidade e Propaganda, mecanismos muito bem utilizados para a proliferação e engajamento dos alemães ao partido nazista. Adolf Hitler foi um artista plástico frustrado e metódico cujo objetivo era transformar Berlim em uma Grécia Antiga.
A disciplina de Ética e Cidadania apresenta o contexto pessoal e a importância em conhecer diferentes culturas e disseminar o respeito e a tolerância. “O foco deve ser sempre o indivíduo, o respeito pelos diferentes pontos de vista, valores estes que foram enaltecidos após a guerra”, comenta a professora Ana Paula Reis.
A professora de Língua Portuguesa, Juliana França trabalha com a leitura do livro “Prisioneiro B-3087? (Autor Alan Gratz, Editora Ática). O livro é sobre um menino de 10 anos, Yanek Gruener que viveu os horrores do Holocausto. “É uma história tocante”, destaca a professora Juliana. A visita ao Museu do Holocausto de Curitiba foi determinante para apresentar aos alunos da Escola Evolutiva o que já havia sido realizado em sala de aula. A recepção, a acolhida e o monitoramento foram fundamentais para a compreensão dos alunos.
SOBRE O MUSEU DO HOLOCAUSTO
O Museu do Holocausto de Curitiba possui em seu acervo documentação e informações que são referência para o estudo sobre o Holocausto. Museus sobre o tema existem em outros locais como Jerusalém, Berlim e Nova York com características em comum como: objetos em exposição e que pertenceram aos judeus presos e mortos em campos nazistas. Um dos principais objetivos é transmitir valores universais de paz, tolerância e respeito.
DICAS DE FILMES SOBRE A 2ª. GUERRA MUNDIAL:
O Pianista
A Queda
A Menina que Roubava Livros
A lista de Schindler
Olga
O Menino do Pijama Listrado
Sobrevivendo com Lobos
Bastardos Inglórios
A Vida é Bela
O Diário de Anne Frank
Informações:
MUSEU DO HOLOCAUSTO
Rua Coronel Agostinho de Macedo, 248, Bom Retiro.
Será aberto ao público, desde que as visitas sejam agendadas.
Informações pelo (41) 3908-2750
http://www.museudoholocausto.org.br
ESCOLA EVOLUTIVA
Rua Veríssimo Marques 1565,
Centro – São José dos Pinhais
Tel.: (41) 3035-7227
www.escolaevolutiva.com.br
Deixe um comentário