MARIA ANGÉLICA MAROCHI LANÇA NOVO LIVRO

Caminhando por São José dos Pinhais Paraná é o seu 9o Livro

Maria Angélica Marochi / Divulgação

A historiadora, escritora e professora aposentada, Maria Angélica Marochi lança nesta quarta, 15, às 18h, na Usina da Música em São José dos Pinhais.

Local: USINA DA MÚSICA

Endereço: R. Veríssimo Marques, 299 – Centro, São José dos Pinhais – PR, 83030-700

Informações Telefone(41) 3383-3774

Divulgação

Sobre MARIA ANGÉLICA MAROCHI 

Maria Angélica Marochi nasceu no município de São José dos Pinhais, onde sempre residiu e estudou até o final do Ensino Médio. Na Universidade Federal do Paraná conclui os cursos de História e Pedagogia, seguidos de vários outros cursos de aperfeiçoamento, extensão universitária e pós-graduação. Boa parte de sua vida profissional foi dedicada ao magistério da rede de ensino do Estado do Paraná.

Em Curitiba, por doze anos, atuou na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, local em que desempenhou várias funções pedagógicas, principalmente as ligadas ao Ensino da História, sendo docente em vários cursos realizados para professores de diferentes municípios paranaenses. Por vários anos, em uma empresa de ensino particular, prestou serviços na elaboração e revisão de material didático destinado ao ensino da história de escolas de diversos estados brasileiros.

No município de São José dos Pinhais atuou como professora ou coordenadora pedagógica em diversas escolas. De 1985 a 1988, coordenou o sistema estadual de ensino local quando ocupou o cargo de Inspetora Estadual de Ensino, período no qual ocorreram diversas modificações inovadoras nas propostas pedagógicas e de gestão escolar nas escolas do município. No ano seguinte, em 1989, ocupou o cargo de diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Preocupada com a área da preservação cultural de São José dos Pinhais, entre os anos de 1997 e 2012, participou do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – COMPAC. Por sua iniciativa, um fato inovador, conseguiu o tombamento como patrimônio cultural do município de todo o acervo documental da Igreja Matriz de São José dos Pinhais – séculos XVIII a XX. E ainda, ao lado de outros são-joseenses buscou a preservação cultural de vários bens imóveis do município, hoje muitos deles tombados como patrimônio cultural.

Nos últimos anos, dedica boa parte de seu tempo às pesquisas de diferentes temas que tratam da construção da história São José dos Pinhais.  É um trabalho de resgate de documentação antiga e da memória viva ou da história oral, registrando as lembranças do passado e presente vividos por muitos são-joseenses. Entre as obras que tratam da formação da sociedade são-joseense destacam-se:

  • IMIGRANTES – os europeus em São José dos Pinhais 1870 – 1950 (3ª edição – 2013);
  • DE FREGUESIA A DIOCESE – a trajetória da Igreja Católica em São José dos Pinhais 1690 – 2007. (2007)
  • UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA: entre o nascer e o morrer: documentos oficiais e de memórias da religiosidade e da cultura em São José dos Pinhais. (2011);
  • HISTÓRIA & MEMÓRIA: a busca pela construção de uma identidade de São José dos Pinhais (2014);
  • ORDEM & PODER: uma ideia de construção da vida política e administrativa de São José dos Pinhais (2017).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*