LUCIANO MARTINS, 15 ANOS DE “ARTE, COR E VIDA”
LUCIANO MARTINS, 15 ANOS DE “ARTE, COR E VIDA”
By Patrícia Reuter*
Faz aproximadamente 3 anos quando me deparei pela primeira vez com os quadros de Luciano Martins. Nesse primeiro contato, me encantei de imediato, percebendo algo a mais naqueles trabalhos. Seus personagens com muita cor e sentimento me encheram de boas vibrações. Como arte educadora que sou, degustei aquele momento e desconstruí cada elemento presente naquelas obras. Nessa desconstrução percebi inúmeras possibilidades que poderiam ser utilizadas em sala de aula: formas, linhas, cores, sentimentos, figura humana, retratos, autorretratos, releituras, entre outras. Dias depois desse impactante momento, conheci Luciano Martins, o responsável pelas minhas inúmeras leituras. Ele estava sozinho na galeria ateliê, e veio sem amarras, com seu jeito simples e atento. Ali então ficou bem claro o porquê de toda aquela emoção. Naquele momento conheci o coração daquelas obras.
PARCEIRO NA EDUCAÇÃO
Quando levei as imagens das obras para estudo com meus alunos, houve um encantamento e identificação imediata por todos. As ações dentro do projeto transcorreram mais do que o esperado. Não sei precisar exatamente, mas num dado momento durante o processo, Luciano Martins deixou de ser autor das obras para se tornar parceiro do projeto. Não foi um simples apoio, e sim o que considerei um apoio afetivo, que foi além das expectativas. Foram tantas as colaborações, e todas contribuíram diretamente para o sucesso do projeto e pela fruição artística. Esse enorme comprometimento com a arte e a educação, ficou claro, e ainda hoje é uma das muitas linhas de ação do artista. Considero Luciano Martins um idealista que contribui incansavelmente em melhorar a educação, tão problemática no Brasil. Ele faz a sua parte e vislumbra em um futuro, não muito distante, em criar um centro de ensino ou uma escola de artes para atender às crianças que tanto apreciam suas obras.
SOBRE O ARTISTA E EXPOSIÇÃO
Gaúcho de nascimento, Luciano Martins adotou a ilha de Florianópolis como morada artística. Sua profissão como publicitário, há 8 anos, saiu de cena para subir ao palco, sob a luz dos holofotes, sua carreira como artista plástico. Foi uma decisão difícil, mas acertada, eu diria até que inevitável. Faz exatos 15 anos que o artista pintou seu primeiro quadro. E para comemorar essa tão importante data, uma retrospectiva foi montada, relembrando parte de seu trabalho. A exposição Luciano Martins 15 Years, está disponível à apreciação do público no espaço Lindolf Bell no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis, SC. Lá o público vai conhecer ou rever as diferentes fases do artista. São inúmeros quadros, onde a ludicidade, está ali visivelmente presente. Vale a pena conferir e se encantar. A exposição, aberta no dia 05 de março, fica até o dia 31 do mesmo mês.
Para saber um pouco mais sobre o projeto desenvolvido:
https://www.youtube.com/watch?v=wYb5m5Bckcg
https://www.youtube.com/watch?v=Pl-AXjvGzNI
E sobre o artista e suas obras:
*Patrícia Reuter é pós-graduada em Pedagogia para o Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (IBEPEX), bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP); graduada em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); artista visual, assessora de artes nos Colégios Positivo em Curitiba no PR e embaixadora Carlotas.
Patriciareuter30@gmail.com
Serviço:
Exposição “Luciano Martins 15 anos”
Período da exposição: 5/3, 17h; visitação até 31/3, ter. a dom, 10h às 20h. Onde: Esem: http://ndonline.com.br/florianopolis/plural/238710-luciano-martins-celebra-15-anos-de-carreira-com-exposicao-em-florianopolis.html.
E sobre o artista e suas obras:
Katia e Patrícia, obrigado pelo carinho. Me emocionei com o texto… Bjs!!
Olá Luciano!
E não é este um dos objetivos da Arte! Emocionar? Beijos, KV