Livro “Um exercício de memória: sobre dona Dora e seu Adil” é lançado na Biblioteca Pública do Parará
Em noite de autógrafos, o autor Paulo Rolando de Lima destaca em sua obra a busca pela ancestralidade de uma família negra do sul do Brasil
Escrito para honrar a memória de ancestrais, O livro “Um exercício de memória: sobre dona Dora e seu Adil” terá lançamento no hall da Biblioteca Pública do Paraná nesta sexta-feira, 16 de junho, a partir das 18h. A Editora Humaita e o autor Paulo Rolando de Lima (urbanista e professor doutor aposentado da UTFPR) promoverão uma noite de autógrafos desta obra que destaca a busca pela ancestralidade de uma família negra do sul do Brasil.
A obra surpreende pela singularidade. Mais do que um exercício biográfico, o autor compartilha experiências vividas e contextos culturais, sociais e políticos das últimas décadas.
O leitor é colocado no coração de conflitos que impactaram (e impactam ainda) muitas famílias brasileiras – ditadura e racismo – ao mesmo tempo em que nos conduz por singelezas da vida quotidiana. O autor encadeia os fatos com a leveza de quem revive as emoções, sejam elas de alegria, espanto ou tristeza, com a mesma reverência.
Há momentos de intensa beleza, nos quais a escrita fluida e bem construída deixa transparecer um convite à reflexão: como honrar a nossa ancestralidade e traduzir a experiência pessoal em uma narrativa profundamente enraizada na História do Brasil?
O livro evidencia a sabedoria do ditado africano “nunca é tarde para voltar ao passado e resgatar o que foi esquecido”. “Gratidão ao professor doutor Paulo Rolando de Lima, que nos convida a mergulhar em nossas oralidades para resgatar o ouro das experiências legadas por nossos pais”, afirma Kandieiro, da Editora Humaita
Como relata o historiador e professor doutor José Adil Blanco de Lima, “no livro de meu pai encontramos uma narrativa bastante pessoal, escrita com muito afeto e sensibilidade, que conta a história de como meus avós enfrentaram todas as adversidades que lhes foram impostas pelo racismo da sociedade brasileira e pelos autoritarismos e perseguições da ditadura militar, destacando todos os esforços empreendidos para garantir uma melhor qualidade de vida aos seus filhos.”
Editora Humaita
Em 2023, são celebrados os 20 anos da lei 10.639/03 que inclui a História e Cultura Afro nos currículos escolares, data que nos convida a construir e divulgar cada vez mais referenciais de identificação positiva de pertencimento afrodescendente junto às novas gerações, rompendo o consenso da invisibilidade que encobre a verdadeira história da população negra no sul do Brasil.
O livro também está disponível na loja online da Editora Humaita: www.humaitaeditora.com.br/
Serviço:
“Um exercício de memória: sobre dona Dora e seu Adil” – Lançamento do livro e noite de autógrafos com o autor Paulo Rolando de Lima.
Data: sexta-feira, dia 16 de junho de 2023.
Horário: 18h
Local: Hall da Biblioteca Pública do Paraná
Endereço: Rua Cândido Lopes, s/n Centro
Rodrigo Juste Duarte
Deixe um comentário