Livro ensina crianças a brincar como nossos avós
As brincadeiras que precedem a era tecnológica e embalaram gerações por anos compõem o livro “Lendas, Mitos e Cantigas do Folclore brasileiro”, que acaba de ser lançado por meio da Lei de Incentivo municipal da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo do Grupo Positivo. O material traz também versões cantadas e narradas das brincadeiras em um CD, e orienta os leitores sobre a origem e sentindo das narrativas, além de apresentar o passo a passo de como é possível brincar com elas.
“As brincadeiras de roda, parlendas, mitos e cantigas são um importante aspecto da nossa cultura e estão em sua grande maioria preservados na nossa tradição oral. Registrá-los por meio de livro é uma ferramenta para imaterializá-las”, explica a produtora cultural responsável pela publicação, Beth Capponi. Este é o terceiro livro da produtora dedicado ao folclore infantil brasileiro e entregue gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino.
“A intenção é estimular que estas lendas, mitos e cantigas estejam presentes no processo pedagógico infantil, dando apoio para que os professores repliquem o conhecimento tradicional e estimulem o universo lúdico entre os alunos”, reforça Beth. Os exemplares podem ser encontrados também em bibliotecas municipais e Faróis do Saber.
Pesquisa e composição
O livro “Lendas, Mitos e Cantigas do Folclore brasileiro” apresenta as seguintes narrativas do folclore tradicional infantil brasileiro: Acalanto, Adivinhas, Jogos Populares, Lendas e Mitos, Mnemônias, Parlendas e Trava-línguas.
As ilustrações são da artista visual Yvy Capponi. A sonorização é composta por um coletivo de artistas: Michele Mara, Leo Fressato, João Triska, Iria Braga e Raíssa Fayet. A produção musical e arranjos foram assinados por Alberto Rodrigues, do Blindagem. O ator Carlos Villas Boas faz narrativas dos grandes textos. A versão do e-book é composta por Abel Vargas, artista visual de efeitos que atualmente vive em Vancouver no Canadá trabalhando para grandes estúdios de cinema e TV. A curadoria da pesquisa é desenvolvida pelo pedagogo Gehad Hajar.
Como brincar as brincadeiras?
Um ponto importante no livro “Lendas, Mitos e Cantigas do Folclore brasileiro” são as orientações que indicam a maneira de transformar os versos, música e histórias em brincadeiras. Estas orientações também fazer parte na tradição do folclore.
Deixe um comentário