Livro ensina as crianças sobre a importância da identidade pessoal

Livro: Liga da Identidade / Autora: Ana Suarez

Na obra infanto-juvenil ilustrada “Liga da Identidade”, a escritora Ana Suarez apresenta os heróis Téo, Ben, Mai e Nico, cuja missão é ajudar a compreender as cinco identidades que forjam todos nós

As dificuldades enfrentadas para criar sua filha em terra estrangeira serviram de inspiração para que a médica veterinária, mestre em Reprodução Animal e doutora em Biotecnologia, Ana Suarez, escrevesse o seu primeiro livro: “A Liga da Identidade’’. “Os professores podavam a criatividade da minha filha, por isso criei essa história que incentiva crianças a desconstruir crenças limitantes, para acessarem todo o seu potencial”, explica a autora.

A obra infanto-juvenil ilustrada é o primeiro volume de vários que Ana – agora escritora e dona de uma editora: a Flow – pretende escrever sobre a Liga da Identidade, união de super-heróis cuja missão principal é ajudar as crianças a compreender as cinco identidades que forjam a todos nós. Nele, a autora apresenta os personagens e as cinco identidades que compõem os seres humanos, abordando temas importantes da vida das crianças, para, de maneira lúdica, mostrar a força do amor-próprio e da autoconfiança.

Assim, logo de início ficamos sabendo que a Liga da Identidade é composta por quatro super-heróis. A primeira aparição é de Téo, um homem muito sábio, considerado o mais poderoso do grupo, que para se locomover usa um jato invisível. “Sua missão é fazer as crianças entenderem suas identidades únicas e ouvirem a voz que vem de seus corações”, descreve a autora. Teo está relacionado à compreensão da primeira das identidades que compõem os seres humanos: aquela que vem da Fonte de Tudo ( Deus).

Thiago Magalhães
Ana Suarez, escritora e CEO da Editora Flow

Ana Suarez é fundadora da Editora Flow, escritora e mentora de escritores

O segundo herói apresentado no livro é Benjamin, o Ben, uma criança corajosa, criativa e inteligente, que, em cima de seu skate voador, visita as crianças para fazer entendê-las que ninguém é igual a ninguém. “O Ben ama falar: ‘eu sou eu – você é você – está tudo bem assim”, diz a autora. Ben está associado à segunda faceta da identidade do ser humano, aquela que diz que ninguém é igual a ninguém e que faz cada indivíduo ser especial, amado e único.

A terceira super-heroína anunciada na trama é Mai, uma mãezona que adora cuidar de sua família. Descrita como bondosa, dedicada, guiada por princípios, ela tem como objetivo auxiliar as crianças a compreenderem melhor o que o papai e a mamãe querem ensinar. Cumpre sua missão correndo em uma velocidade quase próxima à da luz. Mai está atrelada ao entendimento do terceiro aspecto que forma a identidade de cada um, aquele que se origina a partir dos pais.

O quarto e último componente da Liga da Identidade é Nico, um adolescente gênio dos idiomas e que é mestre em solucionar problemas. Segundo a autora, Nico ama contar histórias sobre os diferentes lugares do mundo onde já esteve e, movendo-se através de um portal que abre com seu relógio especial, aparece sempre para mostrar às crianças que elas podem viver em paz onde nasceram e/ou moram, mesmo estes lugares não sendo perfeitos. O lado da identidade que Nico busca elucidar para as crianças é aquele referente ao lugar onde se vive e/ou se mora.

Outro personagem que é apresentado no primeiro volume da Liga de Identidade é o vilão da trama. Vil é o seu nome. Descrito como mentiroso, fofoqueiro e invejoso, ele, que “parece forte, mas na verdade é bem fraquinho, tanto que se esconde atrás de uma máscara” só quer saber de cuidar da vida dos outros e utiliza as ondas da internet para disseminar suas maldades. Não à toa o aspecto da identidade que Vil mais gosta é aquele associado à opinião dos outros sobre si. Mas a autora é clara sobre este ponto: as crianças não devem se importar com o que os outros falam ou pensam que elas são, portanto devem ignorar Vil.

Simultaneamente à publicação da “Liga da Identidade”, Ana Suarez lançou “Liga da Identidade – Atividades”, para facilitar o processo de apreensão por parte das crianças das mensagens transmitidas no livro infanto-juvenil. No caderno de atividades há exercícios de ligar os pontos, cruzadinhas, desenhos para colorir, jogo dos acertos e espaços para desenhar, entre outras atividades, tudo relacionado aos temas e aos personagens apresentados no livro. “Com as atividades deste caderno as crianças se divertem e aprendem, de forma simples e lúdica, sobre a importância da identidade pessoal”, diz

Sobre a autora

Nascida em Ipameri (GO), Ana Suarez ganhou o mundo. Depois de morar na França e na Alemanha, fixou residência em Lucerna, na Suíça, onde vive com o marido e a filha. Formada em Medicina Veterinária, mestre em Reprodução Animal e doutora em Biotecnologia, fez sua transição de carreira em abril de 2020, tornando-se escritora. Hoje tem cinco livros publicados. É também proprietária da Editora Flow, especializada em livros motivacionais.

Ficha técnica do livro:

Editora ‏ : ‎ Editora Flow; 1ª edição (12 outubro 2021)

Idioma ‏ : ‎ Português

Capa comum ‏ : ‎ 40 páginas

ISBN-10 ‏ : ‎ 6500039807

ISBN-13 ‏ : ‎ 978-6500039801

Dimensões ‏ : ‎ 20.32 x 0.3 x 20.32 cm

Valor: 24,34 (capa comum)

Por Patrícia Jimenes  – Jimenes Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*