LADO A LADO: EXPOSIÇÃO DE RENATO ARAÚJO E LUCÉLIA D’ROQUET NO ESPAÇO FRANCIS BACON

Os artistas plásticos Renato Araújo e Lucélia D’Roquet.
Foto: Gerson Lima

A expressão “Lado a Lado” simboliza a união e as escolhas que fazemos ao longo da vida. Nesta exposição, Renato Araújo e Lucélia D’Roquet traduzem essa metáfora existencial em suas obras, provocando uma profunda reflexão sobre as decisões individuais e suas implicações. Caminhando entre opostos – do permitido ao proibido, da luz à sombra, da vida à morte – suas criações conduzem o observador a um espaço de introspecção e questionamento.

Apesar de trabalharem com temas figurativos, retratando pessoas e suas histórias, cada artista apresenta um estilo único. Renato e Lucélia, com suas técnicas e perspectivas distintas, promovem um diálogo artístico que vai além da simples soma de suas obras. Juntos, eles convidam o público a refletir sobre a humanidade e suas escolhas, proporcionando uma experiência estética de inclusão e consciência, que desperta um olhar atento para o que é vivido e permitido.

O artista plástico, Renato Araújo.
Foto: Gerson Lima

Renato Araújo nasceu no estado de São Paulo – Brasil, atualmente vive e trabalha em Curitiba – PR Brasil. Iniciou seu contato com as artes desde muito cedo, passando por arte finalista, desenho publicitário, desenho mecânico e desenho arquitetônico além de caricaturista até estudar artes plásticas na Academia Brasileira de Artes (ABRA), onde passou a se dedicar a pintura. Graduado em Bacharelado em Química se especializou em pesquisa e desenvolvimento de tintas. Participou de grupos de arte contemporânea e estudos da história da arte, modelo vivo e escultura, com participação em exposições e salões de arte em várias cidades do Brasil, com prêmios e obras em acervo, além de exposições internacionais como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Inglaterra. Sua habilidade em explorar diversas técnicas de pintura em diferentes substratos é notável. Renato domina o figurativo contemporâneo, capturando momentos do cotidiano e retratando-os com um olhar singular. Suas obras revelam a essência da vida moderna, explorando temas sociais, emocionais e culturais com sensibilidade e profundidade.

A artista plástica, Lucélia D’Roquet.
Foto: Gerson Lima

Lucélia D’Roquet é uma artista plástica paraibana que tem conquistado espaço no cenário artístico nacional. Desde a infância, a arte sempre esteve presente em sua vida e, para ela, produzir é um reflexo de sua própria identidade. Com pinceladas sutis e traços definidos, suas obras amálgamas retratam toques subjetivos de profundidade, entrelaçando a materialidade e a espiritualidade, manifestando o que há de mais genuíno na completude cotidiana. Lucélia iniciou sua trajetória artística ainda na infância e, aos 18 anos, decidiu se dedicar completamente à arte. Formou-se em Artes Visuais pela EMBAP em 2009 e, desde então, tem exposto em mostras solo e coletivas, consolidando sua carreira como artista plástica. Além disso, ministra aulas em seu próprio espaço, o Artelier Lucélia D’Roquet, mostrando que sua paixão pela arte é compartilhada e incentivada por outros artistas. Sua arte transcende a mera representação visual e emociona aqueles que têm o privilégio de contemplá-la. Lucélia D’Roquet é uma artista que merece ser conhecida e apreciada.

Curadoria: Maria Inês de Souza Araújo
Local: Espaço Francis Bacon, 2º piso do Museu Egípcio Rosa Cruz
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – Curitiba, PR
Contato: (41) 3351-3000 | atendimento@amorc.org.br
Fotos: Gerson Lima

Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*