Ladies Ensemble e Piazzolla emocionam o público em apresentações no fim de semana
O tango de Astor Piazzolla, interpretado com maestria pela Orquestra Ladies Ensemble, mexeu com a emoção do público presente no Auditório Regina Casillo no último fim de semana. “Emocionante!”, assim mesmo, com exclamação, era a palavra mais ouvida na plateia após os espetáculos.
Adios Nonino, composta pelo argentino ao saber da morte de seu pai, arrancou lágrimas de muitos dos presentes. “A música tem esse poder de fazer a gente reviver emoções que são realmente muito profundas, aí o sentimento domina a cena mesmo”, disse a advogada Sibelle A. Z. Deeke. “Eu me emocionei profundamente porque o tango é uma música que eu escutei durante a infância, que me provoca emoções profundas de memória da minha mãe, além de ser uma música muito forte e muito emocionante”, completou ela, novamente enchendo os olhos.
“Foi uma alegria tocar, ver as pessoas se emocionando. Piazzolla toca muito na alma das pessoas”, acredita Fabiola Bach Akel, fundadora e diretora artística e musical da Ladies Ensemble. “É um desafio enorme tocar Piazzolla, pela parte técnica, pela parte musical.”
Roberto Ramos, o maestro do grupo, concorda: “Piazzola tem harmonias que eu chamo de ‘envenenadas’, porque são amplas, são difíceis. Mas as Ladies conseguiram perfeitamente, elas têm muita vontade de se superar, a cada ensaio melhoram. Estou muito orgulhoso delas”.
Solo
Para a solista da noite, a violinista curitibana Carolina Kliemann, foi um prazer tocar com as Ladies e com esse repertório. “A Fabiola me chamou para tocar com as Ladies e eu fiquei muito honrada, muito feliz de poder voltar a tocar na minha cidade natal, Curitiba, depois de tantos anos”. E se ela gostou de tocar em Curitiba, os curitibanos retribuíram: o solo de Carolina foi ovacionado por um público arrebatado por seu talento.
Outra música que encantou a plateia foi El Dia que me Queiras, do cantor e compositor Carlos Gardel, escolhido para estar no programa por ter sido uma forte influência na música de Piazzolla. Foi a canção escolhida para o bis, quando o maestro convidou o público para cantar enquanto a orquestra tocava. No sábado, o tango melódico de Gardel teve até mesmo um casal dançando no corredor entre as cadeiras.
O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” é uma realização do Solar do Rosário, com programação mensal. A cada mês, um novo programa. Em julho, as Ladies vão receber o renomado pianista brasileiro Arnaldo Cohen. Os ingressos já estão disponíveis no site do Disk Ingressos.
Enviado por Érika Busani / Isabela França Comunicação
Deixe um comentário