KATIA VELO REPRESENTA SJP EM CIRCUITO INTERNACIONAL DE ARTE

Foto / Luana Catharine Grybosi (Câmara dos Vereadores de SJP)

MATÉRIA PUBLICADA – 05/12/2008 (Site Antigo)

No dia 10 de abril de 2008, Katia Velo compareceu ao gabinete do Presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Prof. Assis Manoel Pereira, para entregar catálogos do CIAB (Circuito Internacional de Arte Brasileira).
Katia Velo destacou que mesmo já tendo participado de algumas exposições internacionais como Argentina, Espanha e Polônia, este Circuito Internacional de Arte Brasileira representará de forma mais significativa e determinante a participação de São José dos Pinhais no cenário cultural e artístico do Paraná, Brasil e em nível internacional. A exposição aconteceu em Varsóvia / Polônia, Frankfurt / Alemanha e Viena / Áustria de 1º. a 25 de abril de 2008.

Na ocasião, o Prof. Assis, destacou se seria importante entregar o respectivo catálogo a todos os vereadores. Portanto, nesta quinta-feira, 4 de dezembro, a artista entregou aos Vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, catálogos da sua participação no Circuito Internacional de Arte.

Portanto, São José dos Pinhais, participou do XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira (2008), representado pela artista plástica e colunista, Katia Velo, que também representou o Paraná com obras da exposição “Arabescos”.

A Colege Arte, organizadora do Circuito Internacional de Arte Brasileira (CIAB), conta com o apoio da Embaixada do Brasil nos países que participam do evento e também do MRE (Ministério das Relações Exteriores) em Brasília e do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Katia Velo participou deste circuito através do patrocínio da Prefeitura de São José dos Pinhais e Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Katia é colunista do GuiaSJP, Inconfidencial e Arte Paranaense, professora de arte, especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP. Possui em seu currículo 10 exposições individuais e mais de 50 exposições coletivas, destacando-se: INDIVIDUAIS: MAC – Museu de Artes de Cascavel – Cascavel / PR /2008; Galeria Municipal de Arte de São José dos Pinhais – São José dos Pinhais / PR / 2007; Sesc da Esquina – Curitiba / PR / 2005; Câmara Municipal dos Vereadores de São José dos Pinhais – São José dos Pinhais / PR / 2005; Espaço Cultural Mokiti Okada – Curitiba/ PR / 2005; SALÕES DE ARTE: Menção Honrosa III Salão de Verão Galeria Mali Villas-Bôas – São Paulo / SP / 2008; IV Mostra de Artes Unimed – Ponta Grossa / PR / 2007; Salão Primavera Clube Concórdia – Curitiba / PR /2006; XXX Salão de Artes Plásticas de Franca / SP /2006; Mostra Paranaense de Artes Visuais 2006 – São José dos Pinhais / PR / 2006. EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS: XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira – Varsóvia/Polônia / Frankfurt/Alemanha / Viena/Áustria / 2008; 3ª/4ª Muestra Internacional de Arte Postal Ciudad de Ceuta / Espanha / 2006/2007; Mural da Integração Brasil x Polônia (Organizadora e Curadora) Polônia / 2007; Fundácion Romulo Raggio, Buenos Aires / Argentina / 2006; Workshop e Viagem Cultural do Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato em Berlim, Colônia, Praga, Amsterdã e Viena (2007) e Argentina (2006).

As obras que participaram deste circuito foram baseadas nos trabalhos de sua última exposição individual “Arabescos” e consistem na pintura de motivos florais e arabescos, em forma de caleidoscópios feitos através de uma combinação inusitada de curvas, caracóis, flores e rococós. De acordo com a artista Katia Velo “tenho dedicado todo o meu conhecimento e técnica adquiridos para a confecção de uma obra esteticamente bonita e culturalmente rica”. De acordo com João Coviello, Mestre em Filosofia e Especialista em História da Arte pela PUC-PR: “Essa capacidade de pesquisar se equilibra com o objetivo da artista de criar um mundo mais organizado, rico, e, no fundo, mais belo. Intuição, beleza e pesquisa, se misturam na obra de Katia Velo.”

No Plenário da Câmara, Katia Velo, agradeceu aos vereadores e destacou: “A cultura é o melhor caminho para a transformação do indivíduo.”

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*