Jovens da periferia de Curitiba realizam Cortejo Literário

Com idades entre 10 e 17 anos, eles realizarão um cortejo com leituras de textos de escritores paranaenses, com muita música, street art e hip hop dentro do III Curitiba Mostra/Outras Leituras

Serginho Smith, um dos jovens participantes.
Crédito: Mara Zocolotte

Durante todo o ano de 2017, 3.000 jovens de 10 a 17 anos, moradores de bairros da periferia de Curitiba, participaram em uma das ações do projeto Mostra Literatura Paraná, em oficinas e aulas que ensinaram sobre literatura, música e arte. Sob o comando de Kenni Rogers, os jovens agora se preparam para o grande momento: uma apresentação dentro do III Curitiba Mostra/Outras Leituras com a presença dos escritores Luís Henrique Pellanda, Luci Collin e Miguel Sanches Neto. Entre os jovens participantes está o promissor Serginho Smith, um dos talentos do projeto.

A apresentação ganhou o nome de Cortejo Literário e se apresenta no período do Festival de Teatro de Curitiba, integrando o III Curitiba Mostra/Outras Leituras, evento que integra a programação do Festival de Teatro e que este ano trabalha a temática dos excluídos em 28 espetáculos. Os jovens realizarão um cortejo por todo o Largo da Ordem, saindo do Cavalo Babão e encerrando a festa no Espaço Fantástico das Artes, com leituras de textos escritores paranaenses, com muita música, street art e hip hop. Ao final do Cortejo será realizado um bate-papo com os escritores Luís Henrique Pellanda, Luci Collin e Miguel Sanches Neto, sempre ao ar livre. Outros artistas confirmados são Vantees e Gustas, na street art, Michelle Pucci, do projeto Mesmas Coisas, Letícia Costa, e ainda com o apoio da Academia Paranaense de Letras.

“O Mostra Literatura Paraná foi amplo e incluiu street art, música, teatro, humor, fotografia de moda, oficinas, atingindo todos os gostos e ganhando o público. Todo o projeto foi uma grande festa, com muita alegria e união, apresentando bem o espírito da periferia. O sucesso do Mostra Literatura Paraná acontece, creio eu, por acreditar no outro.  Trazer a periferia para o Centro da cidade, por meio do Cortejo Literário, vai fazer estes jovens assumirem seu próprio protagonismo. Vamos mostrar para todo mundo os talentos que descobrimos, ao lado de escritores de extrema qualidade”, afirma Kenni Rogers, responsável pelo projeto.

O III Curitiba Mostra/Outras Leituras também promove outros eventos paralelos, como o Vox Ludens, que reúne o melhor da literatura contemporânea do Paraná, com apresentações gratuitas de Luiz Felipe Leprevost,  Adriano Smanioto, Adriano Esturilho, Ivan Justen e o Coletivo Poesia Abstrata, com curadoria do poeta Ricardo Pozzo e Manoela Leão, e o Curitiba Urge, com a proposta de proporcionar espaço a novos artistas mostrarem seus trabalhos, com  apresentações na rua/ praça, antes da programação principal,  que reúne leituras públicas, bate-papos literários, shows musicais, lançamentos de livros, encontros, debates, festas e outras ações de distintas áreas artísticas.  A programação, idealizada por Nena Inoue e realizada pelo Espaço Cênico, conta este ano com a parceria do produtor cultural Adriano Esturilho.  O III Curitiba Mostra/Outras Leituras tem apoio e incentivo do EBANX, Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.

Serviço:

Cortejo Literário

Data: 01/04 e 07/04

Horário: saída do Cavalo Balão às 16h, encerramento no Espaço Fantástico das Artes (Rua Princesa Izabel, 465)

Direção e Curadoria: Kenni Rogers

Participação de jovens dos bairros CIC, Uberaba, Mandirituba, Vila Torres e dos escritores Luís Henrique Pellanda, Luci Collin, Miguel Sanches Neto.

Evento gratuito

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*