JORNAL FOLHA DA MULHER COLUNA KATIA VELO AGOSTO 2019

MAQUIAGEM: A ETERNA MAGIA DA BELEZA

FOLHA DA MULHER SJP – ED 90 – Agosto 2019 – Katia Velo

“Debaixo da maquiagem e por trás do meu sorriso, eu sou apenas uma menina que deseja o mundo.” Marilyn Monroe

 BREVE HISTÓRIA DA MAQUIAGEM

Mesmo antes dos contornos exagerados à la Kardashian, a maquiagem sempre exerceu um fascínio sobre as pessoas. Os homens primitivos já usavam pigmentos naturais para definir grupos e assinalar pessoas com poderes mágicos. Mas, foi no Egito Antigo que a maquiagem se tornou imortalizada por Cleópatra que maquiava seus olhos com pó de khol, o indefectível delineado. Já na Grécia Antiga, o segredo de beleza das gregas era muito leite e farinha no rosto durante à noite para ficarem translúcidas. Entre os séculos XVIII e XIX a maquiagem era vista como algo profano ou de má conduta. No entanto, apenas no século XX, com o desenvolvimento da indústria química é que houve um desenvolvimento da maquiagem tornando-a mais acessível. Entre as duas Grandes Guerras Mundiais houve uma inevitável queda no mundo dos cosméticos. A partir dos anos 90, a tecnologia evoluiu e aliou pigmentos a produtos que cuidam da pele. Atualmente, os produtos prometem (e muitos até cumprem) retardar o envelhecimento, tratar a pele, enfim, o céu é o limite.

 

MAKE-UP MEETING SJP

A segunda edição do Workshop Make-up Meeting SJP aconteceu no dia 07 de julho. O evento tornou-se um marco para a cidade de São José dos Pinhais. O Make-up Meeting SJP foi Idealizado por Thata Pampuch em parceria com Mariele Fonsaca com a participação das palestrantes: Josi Silva (penteados), Silvia Schwartz(maquiadora), Katia Velo (artista visual), Carol Meiga (maquiadora),Isabel Favoretto (penteados), Mia Santana (maquiadora artística),Leonora Lima (penteados).  O objetivo foi fortalecer os maquiadores da cidade e região, por meio do compartilhamento de conhecimento técnico e troca de experiências. “O Make-up Meeting é um sonho que estamos tornando realidade. Mas, isto só é possível devido ao envolvimento das pessoas que participaram do evento, ou seja, dos profissionais convidados, dos participantes e toda a equipe. Não é apenas um workshop é uma grande celebração das conquistas destes profissionais.” declarou Thata.

PALESTRA “VEJO FLORES EM VOCÊ” POR KATIA VELO

As minhas inspirações são os motivos florais, as formas curvilíneas e orgânicas com forte apelo ornamental. Vários artistas me influenciam, Matisse, Aldemir Martins, Beatriz Milhazes, Frida Kahlo.  A identificação com Frida ocorre, pois além de nascermos no mesmo dia, 06 de julho, adoramos flores. “Pinto as flores, assim elas não morrem”, declarou Frida Uso cores fortes e vibrantes por meio de gestos expressivos. A alegria e o ritmo conduzem meu pincel. As cores e flores são minhas inspirações. Na palestra “Vejo Flores em Você” meu objetivo foi estimular o desenvolvimento da autoestima, desmistificar padrões de beleza e motivar a criação e evolução de estilo pessoal na maquiagem. A Arte trabalha diferentemente com o conceito de beleza. Por meio da Arte podemos ver feiura na beleza e beleza do que é considerado feio. Uma atividade interativa foi realizada onde os participantes quetiveram a oportunidade de pintar um retrato de Frida Kahlo orientadas por mim.  A palestra teve um gran finale com participação e apresentação da maquiadora artística Mia Santana.

Depoimento de Mia Santana

Tudo foi pensado com carinho e significado desde o primeiro momento e em sintonia com a palestra da Katia Velo. Não queria apenas maquiar uma modelo e, sim, mostrar minha arte viva, em movimento. Frida Kahlo está em evidência em diversas áreas, contudo, vejo pessoas replicando sem saber exatamente do que se trata e de toda complexidade que a história dessa artista nos traz. Portanto, meu objetivo não era apenas fazer um retrato da artista, fui muito além disto, busquei trazer a figura da Frida de uma forma leve e alegre, por isso optei pela Pop Art, inspirada nos traços de Roy Lichtenstein que surgiu num movimento de crítica a cultura de massa em sua época. Para a composição do todo, juntei elementos altamente contrastantes: traços da figura de Frida Kahlo em uma modelo de beleza nórdica; linhas de Pop Art, emolduradas numa dança moderna ao som de cello e piano. Convidei a bailarina Val Mombach para fazer a performance, fechando assim essa simbiose incrivelmente harmônica entre artes plásticas, maquiagem e dança. Vou um momento memorável!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*