Jayme Bernardo Arquitetos assina a nova vitrine da Botteh

A simbologia do branco foi a inspiração do arquiteto, que traz a nobreza da tapeçaria nepalense numa composição que promete provocar os sentidos


Além dos tapetes Botteh, destaque para os TOY’s de mármore, assinados por Jayme Bernardo para sua marca de mobiliário (DIEEDRO). l Foto: Bia Nauiack.

A Botteh Handmade Rugs apresenta sua nova vitrine, assinada pelo prestigiado escritório Jayme Bernardo Arquitetos. A cor branca e sua expressiva simbologia ditam o conceito do projeto, que promete provocar os sentidos. A composição, de estilo contemporâneo casual, é marcada pela variação de texturas entre todos os elementos – dos tapetes às obras de arte.

O princípio de tudo é o branco, associado aos inícios e à pureza. Também é considerada como a cor da perfeição, sem registros de conotações negativas sobre o seu significado. A estimativa é de que existam, pelo menos, 67 variações de branco possíveis de serem catalogadas. A suavidade dessas tantas nuances é explorada na vitrine – lançada no verão, estação das cores claras e tons leves. 

Os elementos da ambientação foram selecionados com cuidadosa atenção. Para a escolha das peças Botteh o critério foi a nobreza dos detalhes, “são os tapetes mais exclusivos do mundo, verdadeiras joias”, completa o arquiteto. Entre pisos e paredes, cerca de 70 m² são revestidos pela arte da tapeçaria.

Nos pisos, as sofisticadas peças da Coleção Bossa, vinda da Índia. O design delicado e moderno harmoniza perfeitamente com os demais itens da decoração. Feitos à mão, os tapetes combinam viscose e algodão, resultando num toque macio que garante o conforto necessário ao espaço.

Já as paredes recebem o modelo Zogali. Produzido no Nepal, o tapete 60K é feito em seda de bananeira, as fibras são colhidas diretamente no campo em pequenas plantações. Completamente artesanais, as peças são feitas a partir de técnicas muito apuradas e extremamente minuciosas.

As telas do artista plástico Erwin Zaidowicz, concebidas exclusivamente para a vitrine, foram inspiradas no processo de fabricação dos tapetes. Utilizando camadas de entretelas, ele recriou a superfície que dá estruturação aos pontos das fibras usadas na confecção das peças Botteh. O verso das telas chama a atenção por ser uma face que costuma ser esquecida, e que o artista tem especial apreço. Nele, a riqueza singular de cores e texturas faz referência aos desenhos têxteis.

Também foram produzidos especialmente para a vitrine dois aparadores de madeira, que remetem ao estilo provençal. As peças da Terra Brazil Móveis são feitas em Timburí com acabamento off-white. O mobiliário solto da Artefacto Beach & Country também é estofado com tecidos off-white, as mesas de centro da marca possuem tampos em granito Itaúnas com acabamento levigado.

Para arrematar, cada lateral da vitrine é preenchida com três vasos grandes da Organne Premium que recebem palmeiras Arecas-bambu – plantas oriundas de Madagáscar e fornecidas por Paisagismo Primavera. Os “Pequenos Sedutores” colocados sobre os móveis, também da Organne Premium, completam a exuberante composição de vasos.

O toque final do projeto é a iluminação especial, composta pelo trio de pendentes CLOUD by Studioluce, fornecidas pela Alma Light. Como resultado, uma produção inédita, que materializa a essência do branco e a contemporaneidade da assinatura de Jayme Bernardo Arquitetos.

Botteh Handmade Rugs
Av. do Batel, 1114 – Batel
(41) 3527-0604
www.botteh.com l @botteh_cwb

Vanessa Galivan – Kasa 10 Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*