Intervenção com 4 mil flores de cerâmica é atração no MON

Flores de cerâmica em frente ao MON.
Crédito: Felipe Blum

Artistas plásticos confeccionaram as peças em argila e transformaram o gramado do museu em uma verdadeira obra de arte

Uma “plantação” de flores de cerâmica transformou o jardim do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, essa semana. A intervenção coletiva de 81 artistas plásticos, a maioria paranaense, traz quatro mil flores modeladas em argila branca nas mais diferentes formas. Há flores tradicionais, quadradas e até inspiradas no corpo humano.
A obra de arte a céu aberto, que fica próxima ao espelho d’água do museu, faz parte das ações paralelas ao 4º Salão Nacional de Cerâmica, que será realizado na capital paranaense a partir do dia 17 de dezembro, na Casa Andrade Muricy.
Cada artista ficou responsável pela produção de 50 flores e foram necessários cinco meses de trabalho e cerca de uma tonelada de materiais para a conclusão do projeto. Entre os “artistas plásticos” está a professora Dulce Fernandes, que atuou no Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR) até 2013. Dedicada ao ensino de Design em Cerâmicos, particularmente à louça de mesa e objetos, Dulce conta que o projeto está servindo de inspiração para outros trabalhos. “Às vezes os designers se aproximam da arte produzindo objetos voltados puramente à contemplação. As flores quadradas retomam formas exploradas por mim em louças de mesas nos anos 90, participar desta instalação coletiva me emociona e com ela pretendo voltar à produção de peças assinadas”, comenta.
Outra professora da UFPR que confeccionou as flores de cerâmica é Marília Diaz, que integrou o Departamento de Artes da UFPR entre 1994 e 2011. Ceramista há 30 anos, Marília é, inclusive, a coordenadora artística do Salão. Segundo ela a intervenção, que ficará exposta no MON até dia 20 de janeiro, tem chamado bastante a atenção de turistas e moradores de Curitiba pela quantidade e beleza das flores. Segundo Marília, a cor branca dá destaque ao jardim e foi escolhida para ficar em sintonia com a estética do museu.
“Plantadas” com hastes flexíveis, a flores receberão uma iluminação especial que dará a sensação de movimento ao jardim com a ajuda do vento durante a noite.
Serviço
Intervenção de flores de cerâmica
Data: de 05 de dezembro a 20 de janeiro
Local: Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Informações: (41) 3350-4400

2 Comments on Intervenção com 4 mil flores de cerâmica é atração no MON

  1. Diomedes Edite Niebuhr // 19 de julho de 2018 em 22:47 //

    Maravilhoso esse trabalho! Parabéns pela ideia!Parabéns aos artistas plásticos!!!

  2. Caro Diomedes!
    Eu amo flores! Também adorei o trabalho dos artistas. Obrigada pela participação. Abraço, Katia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*