IAB-PR lança caderno/agenda que destaca a história da Arquitetura e do Urbanismo de Curitiba
Lançamento acontece com palestra do historiador e arquiteto Irã Dudeque
Na próxima quinta-feira, dia 28 de novembro, o Instituto de Arquitetos do Brasil lança sua “Agenda Curitiba – Arquitetura e Urbanismo”. O evento acontece a partir das 19 horas, no Solar da Cultura (Rua Dr. Claudino dos Santos, 142 – Largo da Ordem), com palestra do organizador da agenda, o historiador, arquiteto e urbanista Irã Dudeque.
A publicação, segundo o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná, o arquiteto Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva, é voltada para os profissionais da área, mas principalmente para leigos e estudantes que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre o patrimônio arquitetônico e cultural da nossa cidade. Bini destaca que Curitiba se tornou referência nacional e internacional graças ao olhar de vários arquitetos e urbanistas. “Foram eles que produziram projetos, ideias e pensamentos, que deram à Capital paranaense um protagonismo no desenho urbano e na qualificação dos espaços públicos. O caderno/agenda desenvolvido pelo IAB-PR procura retratar e sintetizar um pouco dessa história”, completa.ele.
A agenda traz informações sobre a história do urbanismo de Curitiba, mas também mostra curiosidades arquitetônicas da cidade, como a Casa Kirchgassner. Residência-atelier-escritório do arquiteto Frederico Kirchgassner, que em função das assimetrias, lajes planas e janelas nas arestas, fazem dela uma das primeiras obras modernistas do Brasil.
Outro exemplo é a residência do arquiteto Osvaldo Navarro, construção residencial que foi pioneira na utilização de postes de madeira, que na época a Copel estava substituindo pelos de concreto. Como Navarro trabalhava no IPPUC, outros arquitetos da Prefeitura imaginaram possibilidades de utilizar os postes desprezados em obras públicas.
Também pela publicação ficamos sabendo sobre o polêmico concurso realizado em 1949, para a escolha do projeto do Teatro Oficial do Paraná. O projeto vencedor, que seguia uma arquitetura acadêmica simplificada, foi preterido pelo do engenheiro-arquiteto Rubens Meister, que ficou em terceiro lugar. O projeto do Teatro Guaíra desenvolvido por Meister, que foi influenciado pelo construtivismo de Le Corbusier e Oscar Niemeyer, segundo um dos jurados, merecia ser construído pois “representava o estágio atual da arquitetura brasileira”.
A “Agenda Curitiba – Arquitetura e Urbanismo”, que tem uma tiragem de 3.000 exemplares, foi viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e contou com o incentivo da Uninter. A publicação está sendo entregue gratuitamente para estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Curitiba, para os Institutos de Arquitetos e Conselhos de Arquitetura de todo Brasil, bem como aos profissionais associados ao IAB-PR. Mais informações sobre a agenda no site www.iabpr.org.br, ou pelo e-mail escritorio.edu@hotmail.com
SERVIÇO:
Lançamento da “Agenda Curitiba – Arquitetura e Urbanismo”
Data: 28 de novembro de 2024
Hora: 19h
Local: Solar da Cultura (Rua Dr. Claudino dos Santos, 142 – Largo da Ordem)
Entrada franca.
Mais informações de imprensa com Antonio Carlos pelo fone 41 99972-4792
—
Antonio Carlos Domingues – PERFIL comunicação e cultura
Deixe um comentário