Hospital IPO comemora 10 anos de núcleo de pesquisa com lançamento de livro

Crédito: Marcelo Elias

 

Fruto de mais de 150 trabalhos acadêmicos – todos dedicados à área de otorrinolaringologia, dentro de um dos mais conceituados hospitais da área – a coletânea “Construindo um centro de excelência em Otorrinolaringologia – 10 anos do NEP” foi lançada, no Hospital IPO. A obra celebra uma década de existência do Núcleo de Ensino e Pesquisa, criado dentro da instituição.

“Hoje, podemos afirmar que o NEP possui um catálogo de pesquisa organizado e robusto, com 48 artigos publicados em journals médicos nacionais”, afirma Evaldo Macedo, coordenador do NEP e organizador da coletânea. “Trata-se de uma instituição privada que tem um braço acadêmico extremamente forte por meio do núcleo. Nosso objetivo sempre será que esses trabalhos auxiliem em novas descobertas e avanços na otorrinolaringologia”.

Um dos objetivos com o lançamento, inclusive, é mostrar que, com recursos próprios, é possível promover a pesquisa clínica no Brasil, estimulando que outras instituições façam o mesmo. “Foi um trabalho que levou um ano para ser concluído”, destaca Macedo.

 

Criação do NEP

Há cerca de dez anos, teve início o Programa de Reuniões Científicas do Núcleo de Estudos do Hospital IPO. São encontros semanais em que são abordados temas relacionados à otorrinolarinogologia e áreas específicas (Laringologia, Rinologia, Otorrinopediatria, Otologia, Cirurgias Estéticas de Face, Distúrbios do Sono, etc). A participação é aberta aos integrantes do Corpo Clínico e convidados, com o objetivo de desenvolver artigos e bases científicas para evolução da produção acadêmica na área de otorrinolaringologia. Efetivamente, o NEP conta com curso de pós-graduação, programa Fellowship e a organização de mais de dezenas de cursos, seminários e palestras internacionais

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*