GAMIFICAÇÃO PARA NATIVOS VIRTUAIS
Escola Evolutiva promoveu workshop sobre o uso de games na Educação
A Escola Evolutiva realizou no dia 27 de maio, das 18h00 às 21h30, workshop sobre a utilização de games para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. A Escola Evolutiva desde o seu nascimento, há doze anos, tem como missão primar pela inovação aliada à valorização do ser humano na sua dimensão integral; portanto está sempre em busca de caminhos desafiadores, preparando seus alunos para alcançarem seus melhores resultados. “A união da Educação e tecnologia é muito delicada, pois se pode primar demasiadamente um ou outro, o que comprometeria o desenvolvimento da criança e do adolescente em toda a sua potencialidade. Mas, utilizar a tecnologia como uma ferramenta, traz resultados extremamente positivos.” Declara Patricia Alberti, diretora e proprietária da Escola Evolutiva.
Para alcançar a missão da Escola, toda a equipe está sempre em constante contato e trocando experiências: em reuniões, viagens como recentemente em Congresso Internacional à Costa do Sauípe, em encontros casuais e até nas redes sociais como Facebook e Whatshap. “Uma das coisas que mais gosto da Escola Evolutiva e está união entre os professores. Já tive inúmeras provas do apoio e incentivo dos amigos em momentos de muito estresse”, enfatiza a professora de Arte, Katia Velo.
Gamificação é o uso de elementos e técnicas de jogos fora da área do entretenimento e voltado a um contexto real. Por exemplo, para aprender sobre a invasão napoleônica na Europa, a criação de um jogo com regras, objetivos, sistemas (caminhos) podem ser muito mais eficazes e interessantes para o aluno do que uma aula tradicional. O professor contemporâneo tem como grande desafio lidar com alunos que já nasceram utilizando estas novas tecnologias. Na gamificação, o objetivo não é aprender a jogar e, sim, como e o que aprender com eles. ”É uma forma de trazê-los ao mundo real, através de um aprendizado desafiador e que faça sentido para o aluno”, ressaltou Bruno Ferrari durante o workshop. “A gamificação é algo novo e praticamente inédito na Educação. Por meio de estudos que venho realizado, acredito que utilizar os métodos dos games, todos poderão ser beneficiados”, finaliza Bruno Ferrari.
BRUNO FERRARI
Bruno Ferrari é biólogo formado pela UEL e mestrado na UFPR, educador e também produtor audiovisual, já trabalhou com jornalismo de games e hoje estuda a sua utilização na educação.
Serviço:
ESCOLA EVOLUTIVA
Rua Veríssimo Marques 1565,
Centro – São José dos Pinhais
Tel.: (41) 3035-7227
www.escolaevolutiva.com.br
https://www.facebook.com/#!/escola.evolutiva?fref=ts
Deixe um comentário