GALERIA VILLA RISO APRESENTA “NAS ÁGUAS DO DIVINO” DE SONIA MADRUGA

Imagem Divulgação

 

A mostra na Galeria Villa Riso traz sacras imagens policromáticas, forjadas a água benta, imbuídas pela presença do Espírito Santo e Nossa Senhora, algumas de Santos de muita devoção no Brasil, celebrando a chegada do Papa Francisco ao Rio de Janeiro.

Inspiradora e oportuna, a exposição é roteiro certo para quem busca emoção e paz.

 

Do dia 18 de Julho a 25 de Setembro, na Galeria Villa Riso.

Vernissage: 18 de julho, 5ª feira, das 20 às 23h.

Visitação: de domingo à 6ª feira das 11 às 17h.

Endereço: Estrada da Gávea, 728 . São Conrado – Rio de Janeiro

Contato: 21 3322-1444 c/ Kadu

Email: cultura@villariso.com.br

Entrada Franca.

 

 

Apresentação da exposição

 

De certa forma bastaria esse anúncio-convite para deflagrar um movimento de busca de uma rara experiência estética e existencial em todos os que mantêm com as artes uma relação de prazer e transcendência.

Sonia é carioca e tem seu ateliê no Bairro da Tijuca. É uma artista de formação técnica rigorosa.

Fez Cursos de arte no Parque Lage, oficinas de arte da UFRJ, Procedência e Propriedade com Charles Watson, aulas particulares com Otávio Avancini, Rosa Muñoz e Alberto Kaplan.


Abraçou a desafiadora técnica das aquarelas como sua expressão profissional em 2002; logo nos primeiros quatro anos como aquarelista, conquistou 10 medalhas de ouro seguidas, em várias exposições coletivas no Brasil, incluindo vários prêmios de melhor obra do salão por votação de júri popular. Alcançou projeção internacional, com exposições em Paris e NY e as suas obras estão em todos os continentes.


Sua lista de exposições e atividade é a de quem faz de sua arte e expressão pessoal um reflexo do seu tempo e da sensibilidade colorista e religiosa de seu povo.

 

Sonia Madruga, como todos os grandes artistas, pinta a luz, dialogando com o espectro do sol as mil gradações das cores que explodem nos seus quadros, especialmente em suas aquarelas, que tomam nossos olhos para uma viagem de esplendor e vertigem, como um nascer de sol pronto para iluminar o mundo.

 

Francisco Marcelo Cabral

Escritor, poeta, colecionador de arte.

 

 

Breve Curriculo de Sonia Madruga

 

Sonia Madruga é carioca, nascida em 1949, bacharel em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1975).

Empresária na área da moda de 1977 a 1997, onde atuou como designer de moda feminina, sócia-gerente da Festa Boutique e da Veste Studio. Realizou estudos e monografia na área de Criatividade. Graduação em arte: Procedência e Propriedade, com Charles Watson; Oficinas de Arte na UFRJ, aluna de Otávio Avancini, Alberto Kaplan e Rosa Maria Muñoz.

Visão de mundo: visitou 37 países em todos os continentes. De 1998 a 2002 dedicou-se ao estudo do Autoconhecimento e participou de palestras e eventos sobre o tema, em mais de 30 viagens internacionais.

 

A partir de 2002, Sonia Madruga abraçou as artes plásticas como sua expressão profissional. Em 2003 viajou à Espanha e ao Egito, em pesquisa sobre as aquarelas, no Museu do Prado e Museu do Cairo. Passou um mês pintando no Líbano e, desta experiência, resultou o livro-álbum de aquarelas “Caminhos de Gibran”, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2013, selo Semente Editorial.

 

Entre 2004 e 2008 recebeu 10 medalhas de ouro consecutivas em suas participações em exposições coletivas, incluindo vários prêmios de melhor obra do salão por votação de júri popular. Em maio de 2009, Sonia Madruga foi laureada em Paris pela Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras e recebe a Médaille D’Argent pelo conjunto de sua obra.

 

Sonia organiza e desenvolve oficinas de Criatividade e de Percepção Estética. Tem uma coluna no Jornal do Tijuca Tênis Clube, oferece apoio cultural e filantrópico com a sua arte: ao Projeto Música no Museu como curadora de artes plásticas; ao Projeto Concertos Raros da L’Art Produções Artísticas e, internacionalmente, à WOPG (Words of Peace Global).

 

Em maio de 2011, apresentou a exposição Nas Águas da Paz no Centro Cultural Casa das Rosas, em São Paulo-SP. A mostra despertou grande interesse e tornou-se a primeira série itinerante de Sonia Madruga.  De São Paulo seguiu para a Pró-Arte FESO em Teresópolis (jun-jul 2011); depois para o Centro Cultural Mario Peixoto em Mangaratiba (set-out 2011) de onde seguiu para a Sala Djanira, do Espaço Cultural da CEPERJ (dez-jan 2012), no Rio de Janeiro.  

 

Em 2012, de maio a julho, representou a arte brasileira no mega evento da Macy’s: Magical Journey – Brasil, dentre os 28 artistas visuais selecionados, em exposições simultâneas em Nova York, Chicago, Miami, Fort Lauderdale e São Francisco.
Em 2013 apresenta a 2ª edição da exposição Nas Águas do Divino, em homenagem à visita do Papa Francisco ao Rio. Na ocasião da visita do Papa Bento XVI, Sonia Madruga realizou a primeira edição de uma exposição com essa temática. A presente exposição será o resultado de sete anos de um dedicado trabalho em louvor às várias expressões de devoção a Nossa Senhora, alguns Santos muito queridos no Brasil e à presença do Espírito Santo, tão presente em nossas festas populares brasileiras. De 18 de julho a 25 de setembro de 2013, na Galeria Villa Riso, São Conrado, Rio de Janeiro.

 

Conheça a Fortuna Crítica, registros na Imprensa, pinturas e mais sobre a arte de Sonia Madruga em: www.soniamadruga.com

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*