Galeria Solar do Rosário apresenta um renovado espaço para a arte

Galeria Solar do Rosário. Crédito: Fabiano Camargo

Toda a diversidade e riqueza da arte brasileira, com especial destaque para os artistas paranaenses, pode ser apreciada num só endereço em Curitiba. Fundada há 30 anos, a Galeria Solar do Rosário se reinventou durante a pandemia e desde 2021 espalha muita cor, criatividade e traços nos mais diferentes estilos e formas de expressão por dois andares inteiros do Edifício Eugenio Casillo, edificação de arquitetura contemporânea no centro de Curitiba.

Para a casa nova, a Galeria Solar do Rosário levou todo seu acervo e experiência que marcaram o mercado de arte e cultura da cidade, desde que abriu as portas, inicialmente no belo casarão histórico situado no Largo da Ordem.

O acervo da galeria conta com obras de mais de 120 artistas brasileiros, além de exposições frequentes de nomes consagrados e revelações promissoras. Ícones como Poty, Juarez Machado, Romero Britto e Tomie Ohtake figuram em suas paredes, além de uma seleção com o que de melhor vem sendo produzido nas artes plásticas paranaenses nas últimas décadas. De Fernando Calderari a Zimmermann, passando por Marilene Zanchet, Rogerio Dias, Rones Dumke, Denise Roman, Ruben Esmanhotto, Lelia Brown e Daniele Henning, uma diversidade de caminhos dos paranaenses nas artes é retratada e sintetizada.

Quadros e esculturas compõem a maior parte do acervo, mas diferentes formatos, incluindo suportes inovadores com preços acessíveis, estão à disposição do público. A galeria conta com azulejos decorados com reproduções de obras a partir de R$ 45, gravuras a partir de R$ 120 e pinturas a partir de 610, entre outras opções. Bolsas, taças de vinho, baldes de gelo, porta-retratos e outros objetos de design decorados com arte também integram seu acervo.

Uma outra seção especial é dedicada aos livros de arte. Entre eles, estão títulos que fazem parte dos 70 já editados pelo Solar do Rosário. Há desde publicações que reúnem diversos artistas ao redor de um mesmo tema, como “Marinhas”, “Naif no Paraná” e “Pinheiros”, até obras que se debruçam sobre um artista em específico, como “Esboços”, de Theodoro De Bona. As compilações “Pintores Contemporâneos do Paraná” são outro destaque, com quatro de seus mais recentes volumes.

Galeria Solar do Rosário

Endereço: Rua Lourenço Pinto, 500 – 8º andar – Centro, Curitiba – PR

Informações: (41) 3225-6232 e (41) 98804-3984.

Estacionamento: gratuito no local.

Fotos: Ambientes da Galeria Solar do Rosário, com obras de seu acervo. Fotos: Fabiano Camargo  / FC Comunicação

===============================================

FC Comunicação | Assessoria de Imprensa

Guilherme | Fabiano | Cauby

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*