Funarte São Paulo exibe individuais de Marcia Pastore e Tony Camargo

Marcia Pastore
Obra Peso-contrapeso
Foto / Divulgação

Artistas contemplados com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 exibem resultados de densa pesquisa poética individual sobre o corpo no espaço.

 

A Funarte São Paulo recebe a partir de 10/10/12, às 19h, exposições simultâneas dos artistas contemplados com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Marcia Pastore e Tony Camargo. Na Galeria Flávio de Carvalho, Marcia Pastore apresenta a instalação “Peso-Contrapeso”, que transforma o espaço num emaranhado de sistema de cabos, roldanas e tubos de latão. Tony Camargo ocupa a Galeria Mário Schenberg com  sua mais recente série de trabalhos, intutulada “Videomódulos”, uma espécie de performance realizada pelo artista, com o corpo inserido em um espaço real, cenograficamente escolhido e modificado. As exposições ficam em cartaz até o dia 20/11/12.

 

Peso-Contrapeso

 

Em “Peso-Contrapeso”, Marcia Pastore dá seguimento a sua investigação sobre o corpo no espaço, questionando matéria, movimento e relações de percepção, tendo como alvo o rastro dos gestos, a maneira como a ação modifica a matéria e o registro dessa ação. O trabalho é composto por um sistema de roldanas, pesos e contrapesos. Cabos de aço passam por uma ou mais roldanas situadas no teto e nas paredes da galeria, e são tensionados pelos elementos presos a suas extremidades: tubos de latão cheios de pó de mármore e anilhas de ferro.  O espaço da galeria se tornará um emaranhado de cabos e, ao ser explorado, revelará seus jogos de equilíbrio e correspondência e o movimento potencializado em cada uma das duplas de pesos.

A arquitetura e a mecânica que compõem a obra de Marcia Pastore potencializam ações como uma engrenagem ao tensionar, tornar visível, articular, fracionar e medir partes distintas de um mesmo sistema de peso e contrapeso.

 

Videomódulos

 

A exposição “Videomódulos”, de Tony Camargo, apresenta uma série de trabalhos em vídeo conjugados em um mesmo espaço, como uma espécie de instalação. Através de um contraponto claramente pictórico, com cores e formas vibrantes revelando uma narrativa estranha, abstrata, porém bastante iconográfica, objetivando uma correspondência entre realidade e ilusão, Tony promove eventos pictóricos nos quais o universo abstrato da pintura metaforicamente une-se à forma do mundo real, condicionando uma existência integral da imagem no espaço e no mundo físico.

 

Em 07/11/12, às 19h, ocorre mesa-redonda com participação de Agnaldo Farias, Artur Freitas e Tony Camargo, na Sala Guiomar Novaes, também na Funarte.

 

As exposições “Peso-Contrapeso”, de Marcia Pastore; e “Videomódulos”, de Tony Camargo; são realizadas pela Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal em apoio e estímulo à produção contemporânea.

Serviço:

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 apresenta:

 

Marcia Pastore – “Peso-Contrapeso”

Galeria Flávio de Carvalho

 

Tony Camargo – “Videomódulos”

Galeria Mario Schenberg

 

Abertura: 10 de outubro às 19h

Período expositivo: 10 de outubro a 19 de novembro de 2012

 

Mesa-redonda  com Agnaldo Farias, Artur Freitas e Tony Camargo – 07/11/12, às 19h.

 

Local:

Funarte São Paulo

Campos Elíseos: Alameda Nothmann, 1058, tel. (11) 3662-5177. Seg. a qua., 10h/18h; Qui., a dom., 13h/22h. http://www.funarte.gov.br

Grátis.

|

Realização: Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*