FOLHA DA MULHER – COLUNA KV ABRIL 2023
RENASCIMENTO
Páscoa: momento de enaltecer os sentimentos de esperança e amor!
ORIGEM DA PÁSCOA
Antes da Páscoa ser comemorada por judeus e cristãos, havia celebrações similares pela chegada da Primavera por povos antigos, principalmente no hemisfério Norte feita por agricultores e pastores que festejavam com sacrifício de animais, distribuição de flores e ovos que significava o início da vida.
PESSACH
Páscoa vem do hebraico, pessach, que significa “passar por cima”, este significado se refere à 10ª Praga do Egito quando os hebreus ungiram com sangue suas portas salvando assim a vida dos seus primogênitos. A Páscoa também é uma comemoração dos judeus pela libertação da escravidão no Egito. Para os judeus houve uma ordem específica de Deus incumbida a Moisés para a celebração judaica. Bíblia, Livro de Êxodo 12:25: “E acontecerá que, quando entrares na terra que o Senhor mostrará, guardareis esse culto e quando vossos filhos perguntarem, que culto é esse? Então direis: este é o sacrifício da Páscoa ao Senhor”.
Portanto, a Páscoa existe antes de Cristo, há passagens que Jesus Cristo teria participado da cerimônia de páscoa. Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; Lucas 2:41
RESSURREIÇÃO DE CRISTO
A Páscoa é a principal celebração do ano litúrgico cristão, por isso, a Igreja Católica resgata o caminho feito por Cristo em Jerusalém, desde a condenação, a morte na cruz e a ressurreição. Este percurso é denominado “Via Sacra”, retratando este percurso em 14 estações.
Na Páscoa celebramos a ressurreição de Cristo, um momento inspirador para renovar as nossas energias e esperanças para um novo tempo.
VIA SACRA – XIII ESTAÇÃO – JESUS DESCIDO DA CRUZ
Entre vários aspectos relevantes da Arte, a pintura é uma das formas de expressão onde o artista por meio de tintas e pinceis busca representar seus sentimentos e emoções. E a condenação, crucificação e morte de Jesus Cristo foi amplamente retratada em 14 fases, chamada de 14 estações, Via Sacra, inclusive por vários artistas. Em 2018, tive a oportunidade retratar a Estação XIII – Jesus descido da cruz, por ocasião de exposição realizada pelo Comitê de Geminações Leopoldo Scherner com o apoio do Shopping São José.
A oficialização da morte de um ente querido é um dos momentos mais traumáticos na vida de uma pessoa. Nesta hora cruel, valorizamos a vida, pensamos naquilo que não foi dito, no que não fizemos e o desejo intenso de viver um futuro que nunca mais virá. Estes sentimentos nos mata um pouco também. Refletir e sentir a Páscoa remete-nos a compreender o seu sentido original: celebrar a vida!
NOTA: O objetivo deste artigo é apenas apresentar alguns aspectos da celebração da Páscoa, sem aprofundamentos teóricos e/ou religiosos.
Artigo produzido especialmente para a Folha da Mulher.
Deixe um comentário