FLUPP BRASIL BUSCA NOVOS ESCRITORES EM CURITIBA PARA PUBLICAÇÃO DE ANTOLOGIA
Evento que reúne escritores brasileiros nas periferias de quatro cidades brasileiras tem como objetivo formar leitores e escritores
Encontrar novos autores que estejam produzindo fora do circuito literário já estabelecido em quatro cidades-sedes da Copa do Mundo. Este é o grande objetivo da Festa Literária das Periferias –FLUPP Brasil, que em Curitiba se realiza nos dias 25 e 26 de abril, na Cidade Industrial de Curitiba. “A capital paranaense tem uma cena literária fantástica, mas há muita gente produzindo fora desse circuito, principalmente na periferia, que é onde estão os novos narradores capazes de dar conta da complexidade do Brasil de hoje”, diz Julio Ludemir, uns dos idealizadores do evento.
Os participantes da FLUPP Brasil terão 15 dias, após o fim do evento, para escrever textos, sejam eles poemas ou narrativas curtas, que serão analisados pelos curadores e selecionados para a publicação de um livro, com lançamento previsto para agosto deste ano. A coletânea pretende reunir dez textos escritos por dez autores de cada uma das cidades que sediarem o evento, em um total de 40 escritos.
No formato anterior do evento, a FLUPP Pensa, realizada em 2012 e 2013 no Rio de janeiro, foram lançados quatro livros e 84 novos autores a partir de oficinas promovidas nas comunidades cariocas. Desta vez, os textos devem se inspirar nas discussões sobre quatro pensadores brasileiros que estudaram questões estruturais do país que serão tema de palestras durante o evento – Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Holanda, Mário de Andrade de Darcy Ribeiro.
Mais do que uma festa literária, a FLUPP Brasil tem como objetivo formar leitores e autores brasileiros. “Queremos fazer uma mapeamento da produção literária nas periferias das quatro cidades onde estaremos, potencializar o trabalho destes autores e criar redes que permitam a eles escrever e publicar seus livros”,explica Julio Ludemir, lembrando que a FLUPP Pensa, no Rio de Janeiro, possibilitou uma carreira literária sólida a muitos autores.
Encontros literários
Além dos debates sobre os pensadores brasileiros, os participantes da FLUPP Brasil em Curitiba terão a oportunidade de acompanhar encontros literários entre escritores locais e de países que integram as seleções da Copa do Mundo. Os brasileiros Cristovão Tezza, José Castello, Luci Collin e Rogério Pereira conversam respectivamente com o iraniano Mohsen Emadi, o sul-coreano Kim Young-ha, o mexicano Juan Pablo Villalobos e o argelino Abdelkader Djemaï.
Depois de Curitiba, a FLUPP migra para a comunidade de Alagados, em Salvador, nos 9 e 10 de maio, e para Cidade Tiradentes, na periferia da capital paulista, nos dias 23 e 24 do mesmo mês. O encerramento do evento acontece no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de junho.
“Esperamos que o evento possa incentivar a descoberta e a revelação de talentos e ainda possibilitar à cidade a inserção em um processo continuado de formação de leitores e autores”, diz a secretaria de Educação de Curitiba, Roberlayne Borges Roballo. Além da Secretaria Municipal de Educação, também apoiam a FLUPP Brasil em Curitiba o ICORN – International Cities of Refuge Network, a Biblioteca Pública do Paraná, o Jornal Rascunho, a Maison de France e o Rause Café.
A FLUPP Brasil é apresentada pelo BNDES e realizada pela Associação Cultural de Estudos Contemporâneos – ACEC.
Programação:
Dia 25 de abril
8h30 à 10h – Mesa: Cristovão Tezza e Mohsen Emadi (Irã)
10h30 às 11h30 – Palestra: Yolanda Linda Lobo fala sobre Darcy Ribeiro
14h às 15h – Palestra: Marcos Alvito fala sobre Gilberto Freyre
15h30 às 17h – Mesa: José Castello e Kim Young-há (Coréia do Sul)
Dia 26 de abril:
9h às 10h30 – Mesa: Luci Collin e Juan Pablo Villalobos (México)
11h às 12h – Palestra: Eduardo Jardim fala sobre Mario de Andrade
14h às 15h – Palestra: Bernardo Buarque de Holanda fala sobre Sérgio Buarque de Holanda
15h30 às 17h – Mesa: Rogério Pereira e Abdelkader Djemai (Argélia)
Serviço:
FLUPP Brasil em Curitiba
Local:Teatro Peça por Peça, junto à Escola Municipal América Sabóia – Vila Verde (R. Emílio Romani, 316 – Cidade Industrial)
Datas:Dias 25 e 26 de abril
Inscrições:pelo site www.flupp.net.br até a véspera do evento
Entrada franca
Deixe um comentário