Finalista de Prêmio Arte Paraná faz sucesso em apresentação de dança de hip hop

O grupo "Flow Zikas" faz mais uma exibição no DETRAN/PR, dia 17 de dezembro, com entrada franca

Grupo de dança Flow Zikas e seus B Boys com o diretor de produção Gilmar Lima
(Divulgação)

 

O grupo de dança de hip hop “Flow Zikas e seus B’ Boys”, finalista do Prêmio Arte Paraná da Secretaria da Cultura do Paraná, lotou o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, em Piraquara, no último dia 30 de novembro. O espetáculo, organizado pela GR Produções Culturais, também será apresentado no próximo dia 17, na sede do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR), em Curitiba.

Os dançarinos do “Flow Zikas” dançavam na calçada do Shopping Itália, quase esquina das ruas João Negrão e Marechal Deodoro, na capital paranaense. As exibições do hip hop, dança que têm movimentos similares ao da capoeira e ginástica olímpica, são conhecidas como desafios entre os “crews” (grupos).

O “Flow Zikas” se formou a partir da inclusão de “boys” de diferentes “crews” e hoje conta com os dançarinos: Daniel Luiz Alves, Jeferson Luz da Conceição, Antônio Eduardo Muniz, Everson da Conceição, Everton Luiz de Oliveira e Flávio Tobias Aparecido, liderados por Marcelo Ramos Sena e Valdemir Barbosa Moraes. Os treinos e ensaios são realizados num quadra no bairro Uberaba, em Curitiba. A direção de produção do espetáculo é de Gilmar Lima, com assistência de Marluce Oliveira e de Jack Silva, designer gráfico.

Dança hip hop

O hip hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop. Isto incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance, locking e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 1970 por afros e latino-americanos, nos Estados Unidos. O que diferencia o hip hop de outros tipos de dança é o freestyle (improvisação).

Este tipo de dança descreve a consciência coletiva independente de seus integrantes. Esta cultura tem como pilar quatro elementos fundamentais: o DJ, o MC, o B. Boys ou Girls e o grafiteiro. Por meio de suas expressões artísticas, manifestam críticas e questões raciais e sociais como a miséria, a exclusão social, educação, qualidade de vida.

Serviço:
Apresentação de dança do grupo de hip hop “Flow Zikas e seus B- Boys”
Organização: GR Produções Culturais
Dia: 17 de dezembro, às 15:30
Local: DETRAN/PR (Av. Victor Ferreira do Amaral, 2940 – Capão da Imbuia)
Entrada franca

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*