Festival de Teatro de Curitiba divulga programação
Principal evento nacional de teatro acontece de 26 de março a 7 de abril, reunindo mais de 400 espetáculos. Ingressos começam a ser vendidos dia 6 de fevereiro.
O Festival de Teatro de Curitiba chega em 2013 à sua 22ª edição consolidado como um dos grandes eventos do calendário cultural brasileiro e o mais importante acontecimento de teatro do país. Entre os dias 26 de março e 7 de abril, a capital paranaense se transformará num vibrante palco espalhado por todos os cantos da cidade, promovendo o encontro entre as artes cênicas e o entretenimento. Artistas dos diversos cantos do Brasil e de outros países terão ali uma vitrine de repercussão nacional para seus espetáculos e criações.
“Neste ano, a linha curatorial do Festival privilegia a utilização de novas tecnologias a serviço das encenações, a presença da música como linha condutora de muitos trabalhos, a fusão do teatro com outras artes, como dança, cinema e circo, e, ainda, o trabalho de grupos que trazem uma identidade cultural”, afirma Leandro Knopfholz, diretor-geral do Festival. A seleção criteriosa é feita pela curadoria do Festival, formada por Celso Curi, Lúcia Camargo e Tania Brandão, especialistas da área que percorrem o País em busca de espetáculos dos mais variados gêneros. O foco do trio de curadores é trazer para a mostra um recorte significativo da produção nacional, dando destaque a textos e atuações marcantes, valorizando as companhias estáveis e a dramaturgia brasileira contemporânea, bem como propostas inovadoras e a fusão de linguagens – teatro, circo, dança e musical.
Desde sua primeira edição, em 1992, o Festival de Curitiba vem crescendo a cada ano, reunindo centenas de produções que refletem o vibrante cenário das artes cênicas no Brasil. Esse ano, serão 32 espetáculos na Mostra 2013 e 370 no Fringe (mostra paralela), aos quais ainda se somam as programações dos eventos Risorama, Mish Mash, Guritiba e Gastronomix. A mostra principal traz sete estreias nacionais, uma apresentação especial de processo criativo de um espetáculo inédito, além de duas montagens internacionais.
O Fringe está presente no Festival de Curitiba desde sua 7ª edição, em 1998. É um espaço aberto, democrático, no qual os participantes têm a oportunidade de expor seus trabalhos ao público, à crítica especializada e a “olheiros” que sempre fazem questão de acompanhar o evento. É também no Fringe que costumam surgir as grandes surpresas e algumas das produções mais originais do Festival, espetáculos que, graças à visibilidade alcançada no evento, muitas vezes abrem caminho para apresentações em outros teatros, mostras e festivais.
A venda de ingressos para o Festival de Curitiba tem início no dia 6 de fevereiro. Entre os dias 1º e 5 de fevereiro haverá uma pré-venda especial para clientes Itaú e Renault. O público em geral poderá comprar pela internet (no www.festivaldecuritiba.com.br) e também nas bilheterias, localizadas em Curitiba nos Shoppings Mueller, ParkShopping Barigui e Palladium.
Mostra
A Mostra, que começou em 1992, cumpre principalmente a função de projetar a diversidade da produção cênica nacional, mas também traz todos os anos algumas montagens internacionais, criando assim ainda mais campo para o diálogo entre artistas de todas as partes e proporcionando ao público a oportunidade de assistir ao que há de melhor nos palcos do Brasil e do mundo.
Destaques Música: Esse ano, a música é protagonista em vários espetáculos da Mostra – de ‘Gonzagão – A Lenda’ ao coreano ‘Pansori Brecht – Ukchuk-ga’, passando pela estreia ‘Parlapatões Revistam Angeli’ – ainda que não sejam musicais propriamente ditos. Novas tecnologias também ocupam lugar de destaque em montagens como ‘Homem Vertente’ – coprodução da Parnaxx com o grupo argentino Ojalá que abrirá o festival.
Destaque teatro autoral: Companhias estáveis de várias regiões do país, entre elas Armazém (RJ), Cia. Hiato (SP), Ateliê Voador (BA), Luna Lunera (MG) e Clowns de Shakespeare (RN) trazem espetáculos de assinatura autoral e ao todo serão dez estreias nacionais na Mostra, incluindo dois espetáculos estrangeiros que vêm pela primeira vez ao Brasil – ‘In the Dust’, da britânica 2Faced Dance Company e a atração coreana ‘Pansori Brecht-Ukchuk-ga’.
Coproduções do Festival de Curitiba: Três produções serão montadas especialmente para o festival: a primeira delas, ‘Homem Vertente’, é o espetáculo de abertura e será feito em parceria com a companhia argentina Ojalá. Já ‘Parlapatões Revistam Angeli’ e ‘Cine Monstro versão 1.0’, foram possibilitadas graças à coprodução do Itaú Cultural e Festival de Curitiba.
The Pillowman e O Homem Travesseiro – duas versões: Outro destaque da Mostra é a proposta de duas montagens diferentes de uma mesma peça. O autor escolhido foi o britânico Martin McDonagh nas produções ‘The Pillowman’, com direção de Bruno Guida e Dagoberto Feliz (SP), e ‘O Homem Travesseiro’, dirigida por Bruce Gomlevsky (RJ), provocando o público a experimentar duas versões de um mesmo texto.
Outros eventos
O Festival também contará com outros eventos já consagrados em sua programação:
Risorama – Festival de humor com stand up comedy e personagens.
Mish Mash – Um grande show de variedades, com mágica, arte circense e outras surpresas.
De Repente – Espaço aberto para a arte do improviso, com destaques e revelações do gênero.
Guritiba – Programação para as crianças de todas as idades.
Gastronomix – A quermesse de alta gastronomia dos grandes chefs brasileiros.
Confira programação completa e mais informações no www.festivaldecuritiba.com.br
Patrocínio
Os eventos do Festival de Teatro de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 22ª edição do Festival é apresentada pelo Itaú e pela Renault, e tem o patrocínio da Heineken, Petrobras, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná e Sanepar, além do apoio da Ecovia, da Vivo (operadora oficial), e parceria com o Shopping Mueller, Palladium e ParkShopping Barigui, locais onde serão vendidos os ingressos.
Os eventos paralelos ainda contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é apresentado pela Alltech e Banco CNH Capital, e conta com apoio da Fundação Boticário. O Guritiba é apresentado pela Mili e ParkShopping Barigui. O Mish Mash é apresentado pela Worker. Já o Risorama tem o patrocínio da Fórmula Renault e Spaipa.
Itaú
Pelo 13º ano consecutivo, o Itaú mantém a parceria com o Festival de Teatro de Curitiba para a realização do maior encontro de artes cênicas do país, que acontece na capital paranaense. Com o objetivo de fomentar ainda mais o acesso à cultura, o banco oferece aos clientes a oportunidade de assistir às apresentações com meia entrada na compra de até quatro ingressos. Para ter acesso ao benefício, basta apresentar o cartão de débito ou de crédito, acompanhado de documento de identidade, nos postos de venda. “Acreditamos fortemente na democratização da cultura no Brasil e isso nos impulsiona a apoiar o Festival de Teatro de Curitiba. É fundamental que a população tenha acesso à arte e cultura para que tenhamos de fato uma sociedade transformadora”, afirma Andrea Pinotti Cordeiro, diretora de marketing do Itaú Unibanco.
Não é de hoje que o banco entende a preservação e o acesso à cultura nacional como alicerces para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e independente. Dentre as iniciativas no âmbito da cultura vale destacar a criação do Itaú Cultural, há 25 anos, o Espaço Itaú de Cinema e o apoio a importantes festas populares em todo o Brasil, com o propósito de valorizar as iniciativas das comunidades onde atua e incentivar o desenvolvimento social e cultural dessas localidades, como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o Festival de Dança de Joinville, a Festa Literária Internacional de Pernambuco, além do Carnaval de Salvador, Rock in Rio, entre outros.
O Itaú Unibanco está entre os maiores bancos do mundo em valor de mercado e tem uma rede de atendimento com mais de 34 mil unidades no Brasil e no exterior. Sua atuação se estende pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.
Renault
A Renault é uma multinacional com mais de um século de história, presente em 118 países e mais de 122 mil colaboradores em todo o mundo. No Brasil, é a 5ª maior montadora do País e conta com mais de 6.000 colaboradores diretos e gera cerca de 25.000 empregos indiretos. Em 2012, a Renault bateu recorde histórico de vendas: com mais de 241.000 veículos e 6,7% de participação de mercado, a marca cresceu 24,3% enquanto o mercado registrou 6,1% no mesmo período. O patrocínio ao Festival é parte da estratégia da Renault de estar cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Em 2012, a Renault firmou os direitos de naming rights do Expo Renault Barigui, centro de exposições no principal parque de Curitiba e fechou acordo semelhante com a principal sala de espetáculos musicais de São Paulo, que passou a se chamar Teatro Renault (antigo Teatro Abril). Durante o Festival de Teatro de Curitiba, proprietários de veículos Renault terão 50% de desconto na compra de até 4 ingressos por sessão de cada espetáculo, mediante apresentação do documento de veículo registrado em seu nome e do documento de identidade.
Serviço
22º Festival de Teatro de Curitiba
Data: 26 de março a 7 de abril de 2013
Deixe um comentário