Feira escolar estimula conhecimento interdisciplinar

Uma aprendizagem integral das diversas matérias escolares é um dos principais objetivos que os pais esperam que os filhos alcancem. Para atender essas expectativas, o Colégio Medianeira realiza a Feira do Conhecimento, evento que reúne os trabalhos realizados durante o ano, cujo objetivo é desenvolver um trabalho de pesquisa pluri e interdisciplinar nas séries, tendo como base a produção do conhecimento das diversas áreas.

 

Segundo o Projeto Político Pedagógico do Medianeira, essa aprendizagem integral passa por três dimensões: aprender/saber pensar, ser e agir. E é possível perceber essa interação ao conhecer o processo e os resultados dos trabalhos apresentados na Feira do Conhecimento por alunos de diferentes séries. “Além do trabalho com o conhecimento específico das disciplinas na série, há um trabalho com o conhecimento intra e interpessoal, com valores e atitudes, que também são categorias de conhecimento. É uma oportunidade para o aluno expressar-se oralmente e interagir com seus familiares e demais convidados, dando um novo significado ao processo acadêmico do ano”, afirma a responsável pelo Serviço de Orientação Pedagógica da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano, Juliana Heleno.

 

Juliana também ressalta que a Feira não é usada como objetivo-fim, mas sim como consequência da produção dos alunos. “Em outras palavras, não se produzem materiais para a Feira do Conhecimento, organiza-se o evento para expor a produção do ano”. O evento, realizado próximo ao fim do ano letivo, busca também maior compromisso dos alunos e integração das famílias com relação aos estudos realizados na escola.

 

Marcia Bastos, mãe da aluna Gabrielle, do 4º ano, contou que “os alunos estavam ansiosos pela presença dos pais e que, apesar da vergonha, ver que eles estavam ali foi importante”. A estratégia de interação entre as disciplinas é salientada por Márcia, afirmando que a Feira “é importante porque permite que os alunos possam observar as coisas relacionadas ao cotidiano deles, questões como alimentação saudável, sustentabilidade e reciclagem, sob um ponto de vista pedagógico”.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*