Exposição VIVAZÉ “José Maria Santos – o arteiro do Paraná”
A exposição mostra uma trajetória de 33 anos de carreira como ator, produtor, diretor e professor nas áreas de teatro, televisão e cinema. Por isso o título “Arteiro do Paraná”. Arteiro porque fazia arte, arteiro porque era inquieto, arteiro porque provocava, arteiro porque surpreendia sempre.
Recordar às novas gerações de artistas e público, quem foi e o que realizou Maria Santos em prol das artes do Paraná é o motivo desta exposição com fotos, cartazes, documentos e páginas de jornais. Multifacetário, atuou na criação de grupos amadores e companhias de teatro profissionais, na criação do Sindicato dos Artistas e da Associação dos Produtores em Espetáculos Teatrais do Paraná, na educação, na construção dos teatros da “Praça” e da “Classe”. Incentivou a fotografia, o cartum, a charge, as artes plásticas e a dramaturgia.
Foi premiado várias vezes e foi o único ator do Estado a receber uma premiação nacional, sem jamais ter saído de Curitiba. O feito foi por sua atuação, como o integralista Dr. Aurélio, no filme “Aleluia Gretchen” de Sylvio Back. Reprisou 1800 vezes, durante 18 anos, a peça “Lá”, de Sergio Jockyman sob direção de Clóvis Levy.
Faleceu em Curitiba, vítima de complicações operatórias de uma diverticulite, aos 57 anos de idade.
A exposição tem curadoria e produção do jornalista e cineasta Ulisses Iarochinski. Ficará aberta até o dia 30 de abril. De segunda a sexta-feira das 08:00 às 20:00 horas e sábados das 09:00 às 13:00 horas
Programação
Exposição
De 5 de março a 30 de abril.de julho a 09 de agosto
De 2° a 6° feira das 8h às 20h e sábado das 9h às 13h
Bate-papo com o Ulisses Iarochinski.
Dia 5 de março às 19h.
Exibição do filme José Maria Santos: O Arteiro do Paraná
Dias 26 e 31 de março e 2 de abril às 19h.
Todas as atividades têm entrada franca.
Deixe um comentário