Exposição na Caixa Cultural Curitiba Celebra o Centenário do Artista Poty Lazzarotto
A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição “Poty Expandido – 100 Anos de Poty Lazzarotto” em homenagem ao centenário do renomado artista paranaense. Com curadoria de Juliane Fuganti, a exposição promete mergulhar os visitantes na obra deste ícone da arte.
Poty Lazzarotto, nascido em 1924, deixou um legado extraordinário que marcou gerações e transcendeu fronteiras. Seu estilo único e suas representações da cultura e da história, tornando-se um símbolo da identidade nacional.
Juliane Fuganti, reconhecida por sua trajetória no cenário artístico, traz sua sensibilidade e conhecimento para a curadoria desta exposição, oferecendo uma experiência enriquecedora e envolvente para os espectadores.
Sua curadoria na exposição “Poty Expandido – 100 Anos de Poty Lazzarotto” na Caixa Cultural de Curitiba reflete seu compromisso em compartilhar e valorizar o legado cultural do Brasil através do trabalho de artistas renomados como Poty Lazzarotto.
Sobre a exposição por Juliane Fuganti:
Esta exposição, na Caixa Cultural de Curitiba, propõe um olhar para o Poty gravador e muralista, tendo como referência a exposição “L’Empreinte” de Didi-Huberman realizada no Museu Georges Pompidou em Paris no ano de 1994, que tratava do “fazer uma impressão”. O conceito da impressão como técnica, como procedimento, como experiência. A partir deste conceito, surgiu a ideia de expandir a gravura de Poty, estabelecendo uma relação da gravura com os murais, dialogando com novas técnicas da arte digital, como realidade aumentada e expandida. Surgiu assim, o nome para este projeto, POTY EXPADIDO. Esta mostra faz parte das comemorações do centenário do nosso artista, mais curitibano impossível, até nasceu no dia 29 de março, no mesmo dia que se comemora o aniversário de Curitiba. Esta exposição na CAIXA Cultural de Curitiba busca expandir o olhar sobre a obra de Poty, tendo como partida a gravura, através de dispositivos de Arte Digital, Realidade Virtual e Aumentada. Nesta exposição, estamos lançando um vídeo inédito, feito em 1992, pelo artista Carlos Henrique Tullio, onde podemos ver o artista gravando uma matriz em metal. Na comemoração dos 100 anos deste artista, de tantos murais espalhados pela cidade de Curitiba, expandir a gravura que ele tanto amava para a realidade virtual é uma homenagem a este grande mestre.
Serviço:
- Local: Caixa Cultural de Curitiba
- Endereço: R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba – PR
- Data: De 17 de abril a 30 de junho de 2024.
- Horário:
- Entrada: Gratuita
Deixe um comentário