EXPOSIÇÃO GRAVURAS DO ACERVO MON

MUSEUS PARANÀ é o nome do Plano Gestor Museológico 2011-2014, elaborado pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus/SEEC para gerenciar, organizar, articular e integrar as ações da rede de museus do Estado. É formado por sete eixos programáticos, que articulam entre si diversos programas e projetos de gestão, informatização, apoio técnico, intercâmbio, circulação de exposições, capacitação e treinamento, práticas curatoriais, políticas de acervo, mediação cultural e ação educativa, entre outros temas relacionados às áreas multidisciplinares da museologia.
Polos Museológicos é o eixo voltado para a política de descentralização da ação institucional, por meio do atendimento direto e efetivo aos museus de todo o Estado. O termo define os municípios considerados aptos – por sua capacidade técnica e operacional -, a atuar como polo de referência, colaborando com unidades vizinhas na irradiação de ações e projetos oferecidos pelo MUSEUS PARANÁ.
Desde o início do ano, estão em plena atividade os 3 programas desenvolvidos para atender os objetivos desse eixo:
1) Programa de Apoio Técnico às Unidades Museológicas do Estado;
2), Capacitação Técnica e Treinamento; e
3) Exposições Itinerantes de Acervos Museológicos.
As exposições são produzidas a partir das coleções e/ou do resultado de pesquisas desenvolvidas pelos museus vinculados a SEEC: Museu Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Alfredo Andersen, Museu Oscar Niemeyer, e Museu da Imagem e do Som. Também a Coordenação do Patrimônio Cultural /SEEC, prepara mostras especiais para divulgar  bens culturais protegidos pelo Estado, ou outros projetos em desenvolvimento nessa área.
Considerando que a circulação de itens pertencentes a acervos oficiais requer rigoroso cumprimento de normas e procedimentos técnicos que assegurem a sua preservação, as exposições itinerantes são acompanhadas por profissionais especializados em gestão e conservação de acervos. Assim, ao mesmo tempo em que amplia o intercâmbio de conhecimentos sobre obras relevantes do acervo histórico e artístico, o Estado transmite também noções técnicas de preservação de acervos, pondo em evidência o papel da comunidade como corresponsável pela guarda e proteção do patrimônio cultural.
No segundo semestre de 2012, seis exposições dos acervos dos museus estaduais, estão sendo levadas a diversos municípios paranaenses. São elas: “Alfredo Andersen, Luz e Cor” (acervo MAA); “Gravuras do Acervo MON” (acervo Museu Oscar Niemeyer); “Memória e Imagem nas lentes de Guilherme Glück” (acervo MIS); “Desejo de Salão | Salão Paranaense, uma retrospectiva” (acervo MAC);”. KA’A – A ERVA SAGRADA – Fotos de Vladimir Kozák e Carlos Bueno “ (acervo Museu Paranaense) e “Bens Tombados: imagens do Patrimônio Cultural do Paraná” (CPC).
As mostras são enriquecidas com palestras, exibição de filmes, visitas guiadas por especialistas, oficinas relacionadas aos respectivos temas, entre outras formas de enriquecer ainda mais o potencial de conhecimento, fruição estética e apropriação das noções relacionadas ao patrimônio
EXPOSIÇÃO
“Gravuras do Acervo MON” (acervo Museu Oscar Niemeyer)
O acervo do Museu Oscar Niemeyer, com cerca de 3.500 peças, reúne os mais destacados nomes das artes visuais do Brasil e da América Latina. Entre as ricas e diversificadas coleções ali representadas, o MON selecionou 22 obras que ilustram as diferentes técnicas da arte da Gravura, como água-tinta, ponta seca, xilogravura, linoleogravura, zincogravura, e outras. – Obras de Poty, Guido Viaro, Erbo Stenzel, Fernando Calderari, Luiz Carlos de Andrade Lima, Maria Tomaselli Cirne Lima e Uiara Bartira compõem a mostra itinerante organizada pelo MON para evidenciar a importância dessa linguagem como meio expressivo e artístico de primeira ordem.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*