Exposição Faces da Mente no Solar do Rosário

Obra da exposição Faces da Mente
Crédito: Divulgação

Onde loucura, sanidade, ciência e arte se entrecruzam?

 

Aberta desde o dia 13 de outubro na Galeria de Arte Solar do Rosário a exposição de arte intitulada “Faces da Mente”.

 

Juntamente com obras de artistas plásticos renomados de São Paulo como Egas Francisco, estarão expostas obras de pacientes psiquiátricos, mostrando como é tênue a linha que separa a sanidade da loucura nas artes. São nove artistas e mais de 60 obras entre pinturas, desenhos  e esculturas.

 

A exposição foi idealizada pelo Professor Doutor Isac Karniol e pela Pscicóloga Patrícia S. Lopes Karniol, ambos de São Paulo. Em suas palavras “O cérebro no contato consigo próprio, com o corpo e ambiente codifica imagens (também chamadas mapas ou cartografias); influenciadas por emoções, sentimentos e visando a preservação da vida, estas imagens se intercomunicam. Elas seriam responsáveis pelo funcionamento mental e comportamento tanto inconsciente (automático) como consciente (deliberativo). A partir do inconsciente que corresponde a 95% do funcionamento cerebral, normalmente duas ou mais imagens podem atingir concomitantemente a consciência, trazendo até mensagens (sentimentos) opostos como amor e ódio.

A partir da nossa experiência clínica advogamos que nos transtornos mentais a consciência seria invadida por uma tempestade de imagens ou pedaços delas, não suficientemente elaboradas no inconsciente e acompanhadas por intensas emoções e sentimentos. A consequência disto seriam os sintomas que caracterizam as doenças. Fenômenos semelhantes, talvez menos intensos, ocorreriam com pessoas criativas, artistas inovadores e gênios. A diferença deles em relação aos doentes é que conseguiriam transitar destes estados que propiciam inovações para outros onde uma linguagem ligada a realidade é possível. A literatura científica moderna indica que a diferença entre loucura e sanidade não seria categórica, absoluta, mas dimensional, onde a proporção maior de sintomas é que possibilitariam os diagnósticos.

Nesta exposição e no livro Faces da Mente utilizando a produção artística e possibilidade de comunicação de artistas consagrados e pessoas que tem ou já tiveram surtos ou episódios de doenças mentais, pretendemos mostrar quão difícil na prática é muitas vezes fazer esta diferenciação.”

Serviço:

Exposição Faces da Mente

Abertura: 13/10 às 11h da manhã – a exposição ficará até o dia 27/10

Galeria de Arte Solar do Rosário

Rua Duque de Caxias, 04 – Centro Histórico – Curitiba – PR

www.solardorosario.com.br

(41) 3225-6232

Entrada gratuita

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*