Exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil” está aberta ao público no Museu Municipal
Fonte: Site da Prefeitura www.sjp.pr.gov.br http://www.sjp.pr.gov.br/exposicao-a-contribuicao-historica-da-mulher-negra-no-brasil-esta-aberta-ao-publico-no-museu-municipal/
Na terça-feira (20) o Museu Municipal Atílio Rocco realizou a abertura das exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”. O diferencial da mostra é que cada obra conta com um QR Code, a partir do qual, com a leitura via celular, encaminha para um endereço virtual com mais informações sobre as obras e os artistas.
Segundo o secretário de Cultura, professor Imar Augusto, o diferencial da exposição torna a experiência mais interativa e completa. “Agradeço os coordenadores da exposição, Carla Schwab e Eloir Jr, pela oportunidade de mostrarmos esse trabalho para nossos munícipes. Parabenizo a equipe do Museu Municipal pelo trabalho realizado em prol da história”, comenta.
A mostra foi criada para ser exposta na 16ª Semana Nacional de Museus, e tornou-se uma exposição itinerante cultural, sendo realizada em locais como: Espaço Cultural IPO em Curitiba, Casa da Cultura de Colombo-PR, Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR.
“Transcorridos 130 anos da assinatura da Lei Aurea, ainda observamos níveis de discriminação racial, porém a história nos narra a saga de personalidades negras que exemplificam a incansável trajetória em busca de seus objetivos e direitos, hoje adquiridos e relevantes para a construção do Brasil. Esta exposição tem como objetivo provocar a reflexão do visitante”, destaca Eloir Jr, artista e um dos coordenadores da exposição. Em São José dos Pinhais a exposição ficará até janeiro de 2019, no Museu Municipal Atílio Rocco.
Estiveram presentes no evento foram Eloir Jr, Carla Schwab, Ari Vicentini, Bia Ferreira, Katia Velo, Luiz Felix e Luciana Martins.
Exposição sobre contos africanos estará em exposição até fevereiro de 2019
Outra exposição aberta no Museu Municipal é a “Sunguilar”, que trata de contos africanos com uma visão diferente. A mostra faz parte de um Projeto realizado pelo MAE em parceria com o NEAB e com o DEAN, de mesmo nome: “Sunguilar: contação de histórias africanas e afro-brasileiras em escolas de ensino fundamental”. O significado de “Sunguilar” tem origem na língua Kimbundu e significa “Passar o tempo contando histórias”.
O Museu Municipal está localizado na Rua XV de Novembro, 1660 – Centro. O Museu é aberto ao público e atende de terça-feira a sexta-feira das 9h as 12h e das 13h as 17h, e sábados das 12h as 16h.
Deixe um comentário