Estudantes debatem questões diplomáticas em evento da ONU, em Brasília

Simulação de Fórum Internacional debate mitigação de conflito árabe-israelense e elege delegado para participar da segunda parte do evento, em Harvard

Alunos de Curitiba em evento nacional da ONU, em Brasília.
Crédito: Divulgação

Centenas de alunos de todo o Brasil estão reunidos em Brasília para debater a resolução de um embate histórico: a Guerra dos Seis Dias. O conflito entre árabes e israelenses aconteceu em junho de 1967, mas ainda hoje serve de cenário para avaliar importantes habilidades diplomáticas e é tema do MIB 2018, Modelo Internacional do Brasil. O evento é realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Internationali Negotia, uma Instituição formada por alunos do Ensino Superior que, há 17 anos, realiza simulações no Brasil.

Durante quatro dias, de 10 a 13 de dezembro, os jovens que tem entre 14 a 17 anos estão reunidos em um hotel na capital brasileira, focados na resolução do conflito. Os alunos do Colégio Marista Frei Rogério estão entre os participantes. Eles obtiveram o melhor desempenho durante a 1ª Simulação Internationali Marista São Francisco, que aconteceu em Chapecó (SC) em setembro, e foram convidados a participar da fase nacional da simulação. O desafio é composto por debates nos mesmos modelos dos realizados em fóruns internacionais, incluindo crises urgentes e situações emergenciais. Os alunos assumem o papel de embaixadores dos países envolvidos e serão avaliados de acordo com a capacidade de mitigação dos conflitos, negociação, argumentação e contribuição para a equipe.

No evento será definido o delegado representante do Brasil na Simulação em Harvard. A premiação inclui a viagem aos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. No ano de 2017, a vaga foi conquistada pelo aluno Arthur Tochetto Dal Piva, estudante do Colégio Marista São Francisco.

De acordo com Rodrigo Digiovani, professor do Colégio Marista Paranaense que está aconpanhando os alunos de Curitiba no evento, o evento é um momento de consolidação do ensino e também uma grande experiência de vida para os jovens. “É uma grande experiência de autonomia e empoderamento, na medida em que os rumos das discussões e as decisões tomadas dentro dos comitês da simulação partem exclusivamente dos próprios alunos. É também um exercício prático do protagonismo proposto pela rede Marista”, analisa.

Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*