Estão abertas as inscrições para a 1ª edição da Residência Internacional Empoderadas Paradiso
Exclusiva para mulheres negras, a residência visa impulsionar projetos de longas-metragens em fase de desenvolvimento; inscrições vão até 24 de março
Foto: Grazielle Salgado / Divulgação: Projeto Paradiso |
O Projeto Paradiso, o Programa Empoderadas e a Ibirí Filmes anunciaram a abertura das inscrições para a 1ª edição da Residência Internacional Empoderadas Paradiso, uma iniciativa inédita que tem como objetivo fortalecer narrativas negras no audiovisual por meio do aprimoramento dramatúrgico de roteiros em fase de desenvolvimento. A residência acontecerá em setembro de 2025, na histórica cidade de Toledo, na Espanha, e terá duração de quatro semanas.
Voltada para mulheres negras, cis ou trans, e pessoas não-binárias com mais de 18 anos, com experiência profissional no audiovisual e residência no Brasil, a iniciativa é uma oportunidade inédita para roteiristas que tenham até dois longas-metragens lançados. O foco da residência é o tratamento de um roteiro inédito de longa-metragem de ficção, e não serão aceitos projetos em coautoria. Além disso, todas as atividades serão conduzidas em português, e as inscritas devem ter passaporte válido devido à natureza internacional do programa.
As inscrições gratuitas estarão abertas até 24 de março de 2025, e o nome da profissional selecionada será divulgado em abril de 2025. Para esclarecer dúvidas sobre a residência e o processo seletivo, será realizado um bate-papo on-line no Canal Paradiso, no YouTube, no dia 13 de fevereiro, às 19h30. A conversa vai contar com a participação de Renata Martins, criadora do Programa Empoderadas, Rachel do Valle, diretora de programas do Projeto Paradiso, e Aída Bueno, produtora da Ibirí Filmes e host da Residência.
Renata Martins comentou sobre a importância da iniciativa: “A Residência representa um marco importante na trajetória do projeto Empoderadas, que neste ano completa 10 anos. A iniciativa surge do desejo de oferecer um espaço seguro e criativo para que as mulheres negras potencializem seus projetos e ampliem suas vozes na indústria cinematográfica. Este programa não promove apenas a inclusão e a representação, mas também enriquece o mercado audiovisual, desafiando narrativas tradicionais e inspirando novas gerações de roteiristas”.
Foto: Grazielle Salgado / Divulgação: Projeto Paradiso |
A iniciativa integra o programa Residências Paradiso, criado para apoiar o desenvolvimento de obras audiovisuais e contribuir para a profissionalização de talentos brasileiros. O programa oferece oportunidades valiosas para o crescimento e projeção de criadores no setor.
Segundo Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, a nova iniciativa reforça o compromisso da instituição com a diversidade e a capacitação de talentos no setor audiovisual. “A Residência Internacional Empoderadas Paradiso é uma iniciativa conjunta que visa impulsionar a produção de narrativas negras e femininas no cinema brasileiro. A parceria com o Programa Empoderadas e a Ibirí Filmes amplia as oportunidades de desenvolvimento e internacionalização dessas histórias, garantindo que mais vozes tenham o espaço e o reconhecimento devidos no mercado”, destaca.
“Para a Ibirí Filmes, receber a artista residente e acompanhá-la durante o processo criativo, cumprirá uma das prioridades da nossa produtora: possibilitar que mulheres negras tenham acesso a estadias internacionais que enriqueçam suas experiências de vida e criação artística. Além de concluir a escrita do roteiro, a artista residente conhecerá e trocará experiências com outras artistas, cineastas afrodescendentes e migrantes que estão trilhando seu caminho em um setor audiovisual que não nos esperava”, afirma a produtora Aida Bueno, host da residência.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.
Sobre Empoderadas
O Projeto Empoderadas, idealizado pela cineasta Renata Martins, nasceu em 2015 como uma websérie composta por profissionais negras em todas as áreas da produção audiovisual. Em 2017, consolidou-se como o Encontro Nacional Empoderadas, firmando-se como uma ação educomunicativa de valorização e ampliação das vozes das mulheres negras no cinema. O Encontro inclui mostra de cinema, laboratório de roteiro, estudo de caso, oficinas livres e painéis temáticos, tornando-se uma referência na luta contra o racismo, o sexismo e o machismo que afetam sistematicamente os corpos não hegemônicos no mercado audiovisual nacional.
Sobre a Ibirí Filmes
A Ibirí Filmes é uma produtora especializada na produção, direção, distribuição, marketing, promoção e divulgação de obras cinematográficas e assessoria para obras audiovisuais realizadas por mulheres negras, africanas, afrodescendentes e migrantes afro-diaspóricas, com projetos de temáticas afrocentradas. A criação em virtude do nosso papel social como mulheres negras, como mulheres migrantes afro-diaspóricas, como criadoras dos nossos próprios imaginários audiovisuais implica desafiar esses imaginários racistas e colonialistas que tentaram nos representar. Portanto, cada uma das obras produzidas pela Ibirí Filmes possui um compromisso radical antirracista e afrofeminista.
Nayanne Moura – 2PRÓ Comunicação
Deixe um comentário