Espaço Cultural IPO recebe a exposição “SOMATIZES”, com obras produzidas por destacados artistas visuais de Curitiba.

Matiz, uma das propriedades ímpares da cor, nos permite distingui-la e classificá-la.

Obras da exposição SOMATIZES no Espaço Cultural do Hospital IPO.
Crédito: Eloir Jr.

O tom e a intensidade, mais a criação livre e imensurável do artista, somam variantes criadas pelo grupo criativo, que através da colorimetria criam arte e instigam a percepção da cor. A mostra com proposta itinerante, desafia os artistas a trabalharam no bidimensional com a escolha de uma tonalidade , onde a presença e ao mesmo tempo sua ausência, são obtidas com nuances em branco e com a acromacia em preto, diluídas em variações da cor principal escolhida pelo artista, seja ela por afinidade, estética ou gosto pessoal, fazendo surgir passagens de tons, pureza cromática ou um degradê visual com a identidade plástica de cada artista.

Fluidez e movimento tonal, são propostas visualizadas pelo coordenador da mostra, que apresenta treze trabalhos com assinatura curatorial do artista e designer Oswaldo Fontoura Dias, o qual idealizou o projeto “Somatizes”, e conta com a organização do casal de artistas, Carla Schwab e Eloir Jr. e da artista Ana Lecticia Mansur.

Artistas somatizes e suas cores:

Ana Lecticia Mansur – cor vermelha, Ari Vicentini – cor amarela, Carla Schwab – cor laranja, Celso Parubocz – cor magenta, Eloir Jr. – cor verde musgo, Gustavo Takahashi – cor violeta permanente, Katia Velo – cor branca, Kézia Talisin – cor carmin, Luciana Martins – cor azul piscina, Luiz Felix – cor amarelo indiano, Oswaldo Fontoura Dias – cor preta, Tânia Leal – cor azul ultramar e Waltraud Sekula – cor sépia.

Serviço:

Exposição “SOMATIZES”

De: 16/01 a 16/03/2020 – Horário Livre

Local: Espaço Cultural IPO

Endereço: Rua Goiás, 60 – Água Verde

Térreo

41 – 3314-1500

Curitiba-PR

Entrada franca

Sobre o Espaço Cultural IPO:

Fundado há seis anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR, e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde. Em 2017, durante as comemorações dos três anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas, lançou um livro artístico bilingue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*