Escritor e criador da “pedagogia de favelas”, Ricardo Jaheem é o novo cliente da Agência Guindaste


 Ricardo Jaheem é escritor, poeta, formador e professor do ensino básico com extensa atuação na educação pública e na literatura infantojuvenil. Ele é criador da “pedagogia de favelas”, metodologia criada por ele para atender às necessidades de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem. Ele abordagem foi desenvolvida para engajar os estudantes utilizando temas afrocentrados e relacionados ao cotidiano das favelas, permitindo que os alunos se alfabetizem juntos, partindo de seus próprios interesses e vivências.

Com a contação de histórias, um dos objetivos do seu trabalho é promover o empoderamento de crianças negras, por meio da literatura infantil e da educação antirracista. Nascido e criado em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio de Janeiro, Jaheem vive uma intelectualidade prática e coletiva, voltada à construção de uma identidade racial positiva desde a infância.

Autointitulado como um “intelectual favelado”, Jaheem também percorre diferentes regiões do país, promovendo formações e consultorias educacionais para professores e escolas.

Para a interação com as crianças, uma das principais marcas da sua apresentação visual é o uso de uma coroa, para simbolizar realeza e ancestralidade, refletindo sua crença de que toda criança negra merece enxergar sua própria nobreza.

Crédito: Arquivo pessoal

Formação e prêmios

Ricardo Jaheem é mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), já atuou como pedagogo e coordenador de programas sociais do terceiro setor. Professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro já foi gerente de relações étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ), o intelectual foi premiado pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine). Também recebeu a Medalha Carioca de Educação.

Obras infantojuvenis

Autor de obras infantojuvenis como Adebumi (Editora Aya), Dindo (Editora Conexão 7), Tio, Tia (Nia Editora) e Luena Gaba (Editora Bambolê), Jaheem explora temas como ancestralidade, pertencimento e empoderamento étnico-cultural. Em Luena Gaba, por exemplo, a protagonista é uma menina negra que acessa sua ancestralidade e traça sua própria história, afastando-se dos contos de fadas tradicionais.

Para mais informações, entrevistas e solicitações de pauta, entre em contato.
 

Jéssica Rodrigues

Assessora de Imprensa

Agência Guindaste

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*