Entrevista com Dr. Vagner Cardoso, CEO da Terra Nostra Cidadania

Vagner Cardoso, CEO da Terra Nostra
Divulgação

Sobre Vagner Cardoso

Vagner Cardoso é um dos especialistas mais renomados e respeitados no campo do reconhecimento da cidadania italiana no Brasil. Graduado pela Faculdade FAPAN de São Bernardo do Campo e pós-graduado em Direito Internacional pela PUC-SP, ele possui mais de 23 anos de experiência. Inscrito como advogado no Brasil, Itália e Portugal, Cardoso é também Vice-Presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB de São Caetano do Sul.

Em 2001, fundou a Terra Nostra Cidadania, motivado pelas dificuldades pessoais que enfrentou no processo de obtenção da cidadania italiana. Hoje, a Terra Nostra Cidadania é uma referência no país, conhecida por sua transparência e honestidade. A empresa oferece um serviço completo, desde a pesquisa genealógica até o registro no consulado, sem que o requerente precise viajar à Itália. Com escritórios no Brasil, EUA e Itália, certificação GPTW como Melhor Empresa para Trabalhar, e selo Reclame Aqui, é a única no mercado que garante a devolução de 100% dos honorários pagos se o reconhecimento da cidadania for recusado.

Cardoso destaca que os golpes mais comuns envolvem profissionais que se declaram especialistas e propostas que não contemplam todas as etapas necessárias do processo. Ele pode orientar sobre como evitar esses golpes e identificar a idoneidade da assessoria escolhida para os brasileiros que buscam o reconhecimento da cidadania italiana. A seguir, entrevista exclusiva para a Coluna KV.

1. Quais são os principais requisitos e documentos necessários para iniciar o processo de obtenção da cidadania italiana?
Para iniciar o processo de reconhecimento da cidadania italiana por descendência, você precisa comprovar sua linhagem direta com um cidadão italiano. Isso envolve reunir certidões de nascimento, casamento e óbito dos seus ascendentes diretos, até o Dante Causa.
 
2. Quais são as etapas do processo de reconhecimento da cidadania italiana por descendência e quanto tempo geralmente leva para ser concluído?
As etapas principais do processo são:

Coleta de documentos: Certidões de nascimento, casamento e óbito, desde o Dante Causa até os requerentes.
Tradução e Apostilamento: Todos os documentos devem ser traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado e então apostilados.
Apresentação do pedido: Apresentação do pedido de cidadania no tribunal italiano.
Transcrição na Itália: Transcrição dos documentos nas autoridades italianas.

Em relação ao tempo necessário para concluir o processo, não há um prazo exato, pois depende de várias etapas controladas pelas autoridades italianas, como a marcação da data de audiência pelo tribunal italiano. No entanto, podemos dizer que um tempo médio para se reconhecer a sentença gira em torno de 30 meses.

3. Quais são os sinais de alerta que indicam que um serviço de obtenção de cidadania italiana pode ser um golpe?
Para evitar cair em golpes, fique atento a sinais de alerta como promessas de resultados rápidos e garantidos, falta de transparência nos custos e nas etapas do processo, solicitações de pagamentos adiantados sem contrato formal, ausência de um escritório físico ou presença online confiável e, claro, relatos de clientes insatisfeitos.

4. Quais são as medidas que um solicitante pode tomar para garantir que está contratando um serviço legítimo e confiável para a obtenção da cidadania italiana?
 Recomendo que você pesquise sobre a assessoria, verifique sua reputação, leia avaliações de clientes anteriores, busque recomendações e veja há quanto tempo ela está no mercado. A assessoria deve ser sempre transparente sobre todos os custos e etapas do processo. Como disse, desconfie de promessas fáceis, como reconhecimento rápido e fácil da cidadania.

5. É possível obter a cidadania italiana devido à representatividade em uma área de atuação específica?
 A cidadania italiana é reconhecida por descendência, matrimônio ou tempo de residência. A representatividade em uma área de atuação específica, como cultura ou esportes, não é um critério usualmente considerado para o reconhecimento da cidadania italiana.

6. Quanto tempo e valor aproximado é necessário investir para tentar obter a cidadania italiana?
O tempo necessário para o reconhecimento da cidadania italiana pode variar, já que depende de muitos fatores, como o tempo de processamento pelas autoridades italianas. Não há um prazo exato para a conclusão do processo, no entanto, podemos dizer que um tempo médio para se reconhecer a sentença gira em torno de 30 meses.

Quanto ao valor, ele pode variar dependendo, por exemplo, do número de pessoas envolvidas. Para a cidadania via judicial, o custo total pode ser dividido entre os familiares, pois trata-se de um único processo, tornando-o mais acessível para todos os envolvidos.

7. Quais são as reais vantagens para um brasileiro ao possuir um passaporte italiano?
Possuir um passaporte italiano traz várias vantagens para um brasileiro. Com ele, você tem livre circulação e residência em qualquer país da União Europeia, acesso ao mercado de trabalho europeu sem necessidade de visto, direito de estudar em universidades europeias, muitas vezes com taxas reduzidas. Você também terá facilidade de viajar para vários países, como EUA, Canadá, Japão e Austrália sem a necessidade prévia de visto. Além disso, você tem o direito de transmitir a cidadania aos seus descendentes, garantindo benefícios para as futuras gerações.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*