Engelbert Schlögel: será o correspondente internacional da Coluna KV – trará perspectivas Culturais da Europa

Engelbert Schlögel
Divulgação

Engelbert Schlögel possui uma sólida formação acadêmica: é graduado em Letras Português-Inglês, mestre em Educação; e doutor em Estudos Transdisciplinares em Filosofia, Sociologia e Mundialização – pela Universidade de Coimbra, Portugal. Ao longo de sua caminhada, foi, também, compondo sua formação nos Estados Unidos e Europa; além do Brasil, no decorrer de mais de 40 anos, vem atuando, como professor, nos Estados Unidos, Portugal e Polônia. Atualmente é docente na Áustria (país de sua segunda nacionalidade)

Atuou como Secretário da Educação e, também, da Cultura, em São José dos Pinhais (PR). Foi Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de São José dos Pinhais e membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Fundou o Comitê de Geminações Leopoldo Scherner de São José dos Pinhais. Há mais de 40 anos, atua como professor e gestor, assim como escritor. Por sua dedicação à educação e à cultura, foi condecorado com prêmios como Prêmio Paraná de Educação, Prêmio Pinheiro do Paraná e Prêmio Montemor-O-Velho, de  Portugal.

Na Áustria, atua como professor, especialmente dedicando-se ao ensino de idiomas e Geopolítica para estudantes originários de países como o Afeganistão, Paquistão, Líbia, Síria, Somália, Irã, Iraque – em sua maioria refugiados e exilados. Também leciona para estudantes austríacos, no Ensino Superior.

Este meu convidado sempre faz questão de dar especial ênfase a uma atividade que, diz ele, desempenha com especial carinho: voluntariar. Segundo o Engel, participar de programas voluntariados, ao londo de sua vida, o torna um pessoa mais feliz. Além do Brasil, tem participado de projetos voluntários em países asiáticos, africanos e europeus.

Destacam-se sua participação na Academia de Letras de Curitiba e do Núcleo de Letras do Paraná. Ainda, foi o responsável por trazer a arte bonequeira para São José dos Pinhais e pela criação do Museu do Boneco Animado. Além disso, foi o organizador do Carnaval de Bonecos, fundador de escolas de dança e teatro e envolvido no restauro do museu municipal e de diversos outros espaços culturais.

Idealizador da Associação das Secretarias da Cultura do Paraná; membro das associações Diáspora e Brasas – responsáveis pela organização de programas de estudos para brasileiros na Europa. Jurado do Grande Prêmio Cinema-Brasil.

Autor de livros infantojuvenis voltados ao incentivo a crianças e jovens em programas voluntariados. Autor de livros de idiomas.

Faço questão de comentar que o Engel – como prefere ser chamado – enfatiza que de nada vale aprender se não souber valorizar e compartilhar o conhecimento aprendido – prioritariamente – com sua terra e sua gente.

Esta é a razão porque nossa Coluna KV acolhe o Engel e, estou certa, será enriquecida, ainda mais: bem-vindo ao nosso correspondente na Europa!

Por Katia Velo – Colunista Cultural Coluna KV

3 Comments on Engelbert Schlögel: será o correspondente internacional da Coluna KV – trará perspectivas Culturais da Europa

  1. Zelinda Fialla // 30 de julho de 2024 em 9:12 //

    Orgulho e gratidão por essa parceria, com a certeza de que trará flores e perfume para nossa vida. Muito feliz queridos

  2. Tadica Veiga // 30 de julho de 2024 em 11:54 //

    Que notícia maravilhosa! Uma parceria iluminada! Bravo!!!

  3. Tadica Veiga // 30 de julho de 2024 em 11:55 //

    Que notícia maravilhosa! Uma parceria iluminada! Bravo!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*