Encontros gratuitos ensinam gestores públicos da educação a implantar modelo de cooperação

O objetivo é incentivar que territórios trabalhem juntos para vencer os desafios da educação

Crédito: divulgação/Instituto Positivo

Com foco na disseminação de conhecimento sobre o modelo de trabalho em regime de colaboração por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), o Instituto Positivo (IP) atua desde 2017 com o compromisso de ampliar o alcance de profissionais da educação pública a esse mecanismo. Ao longo desses anos, foram publicados três livros, uma revista que está na 11.ª edição, uma série de e-books que contam a histórias dos ADEs brasileiros e cartilhas, além de palestras sobre o regime de colaboração entre os municípios. 

A partir de agora, o Instituto Positivo passa a atuar no incentivo à criação de novos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), um modelo de efetivação do regime de colaboração entre redes municipais de ensino. A ideia é apresentar o modelo àqueles que ainda não tiveram acesso ao conceito e contribuir com a implantação. “Dessa forma, seguimos com nossa missão de apoio à melhoria da qualidade da educação pública por meio do Regime de Colaboração, alcançando mais territórios do país, por meio de seminários de introdução ao tema e orientações sobre os primeiros passos para a implantação do ADE em um território”, destaca Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo.

Os “Encontros Digitais com o IP”, que ocorrerão mensalmente, são momentos de diálogo em videoconferência, com duração de 50 minutos, para apresentação do modelo de trabalho em ADE e esclarecimento de dúvidas. Além disso, quem quiser aprofundar os conhecimentos e dar início à implantação de um ADE em seu território, o Instituto Positivo ainda apoiará gratuitamente com o “Seminário presencial de aprofundamento”, o qual prevê uma visita ao território para repassar as diretrizes para os passos iniciais e assim formar um ADE. Nesse encontro, são destacados pontos indispensáveis, direcionando-os para que o grupo possa seguir com a implantação. Tanto os encontros digitais como os seminários presenciais são gratuitos. 

De acordo com Eliziane, essa iniciativa é importante, já que os gestores municipais de educação, em especial dos pequenos e médios municípios, têm enfrentado inúmeros desafios na implantação de programas, projetos e políticas educacionais. Além disso, muitos ainda têm dúvidas sobre o que é e como funciona um Arranjo. “Temas como financiamento da educação, formação continuada de gestores e professores, equidade e melhoria da aprendizagem são aqueles que mais têm mobilizado a atuação dos municípios em Regime de Colaboração. O princípio é simples: seguir atuando de forma isolada pode tornar o processo mais difícil, custoso e demorado, mas quando esses municípios se unem e trocam experiências, as dificuldades diminuem e a qualidade melhora”, explica Eliziane.

O próximo encontro acontece dia 28 de agosto e as vagas são limitadas, a fim de manter a qualidade do atendimento. É possível fazer a inscrição pelo link: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwOXxyvn6l_XkStOgFdIFL1IOfPCzwKzdSy9qAjtNxWZEPPQ/viewform?usp=sf_link

Datas dos encontros previstos para 2023, sempre às 9h:

  • 25/08/2023
  • 29/09/2023
  • 27/10/2023
  • 24/11/2023

Mais informações: www.institutopositivo.com.br/

Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.

Emelin Leszczynski – Central Press

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