Emater Paraná trabalha a questão da Sucessão Familiar na Agricultura
Núcleo de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) implanta Planejamento Estratégico. Grupo é conduzido pelo gestor e consultor de São José dos Pinhais, Claudinei Alves.
O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater-PR) possui, na sede curitibana da instituição, um escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Recentemente, o núcleo de desenvolvimento da FAO, com participação de profissionais de diferentes áreas, realizou o primeiro encontro para formulação de um planejamento estratégico. O objetivo é o apoio à Emater na assistência técnica e de fomento às famílias agrícolas do Estado. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) é uma das entidades colaboradoras com a iniciativa.O trabalho de elaboração do planejamento para os próximos seis anos é conduzido pelo gestor Claudinei Alves.
O estudo intitulado Sucessão Familiar tem como objetivo definir diretrizes e estabelecer ações estratégicas para atuação do grupo na busca por soluções e articulação de ações visando a continuidade das atividades econômicas na agricultura familiar. “Muitos jovens vão atrás de oportunidades que não se encontram na área rural, o que dificulta as famílias manterem suas produções agrícolas”, avalia o consultor.
Quanto aos temas desenvolvidos, o consultor acrescenta que em apenas dois dias o trabalho foi extremamente proveitoso. “O planejamento teve a inclusão de questões como a importância de assegurar que o acompanhamento da sucessão seja prioridade entre os órgãos governamentais ligados ao meio rural; maior adequação da grade curricular de acordo com a realidade local; o aumento da oferta de espaços para formação que valorizem a cultura local, cooperação e qualificação profissional, entre outras abordagens”, conclui Claudinei Alves.
Históricos
Criada em 16 de outubro de 1945, a FAO é um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e, em desenvolvimento, se reúnem em pé de igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas. Atualmente, a FAO tem 191 países membros, mais a Comunidade Europeia. A sede central é em Roma, Itália, e a rede mundial compreende cinco escritórios regionais e 78 escritórios nacionais. No Brasil, a FAO tem dado atenção especial ao desenvolvimento das áreas rurais, onde vivem 70% das populações de baixa renda.
A Emater está há mais de 50 anos diretamente envolvida com os agricultores, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. Vários técnicos atuam na entidade em um mercado que é responsável por 14% do VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária do Brasil), com quase 100 diferentes produtos.
Deixe um comentário