Documento jesuíta raro é exposto no MUPA pela primeira vez no Paraná e é tema de mesa-redonda

Crédito: Divulgação

Um manuscrito atribuído aos jesuítas encontrado em 1703 numa arca da Igreja de São Francisco de Curitiba (localizada na atual Praça João Cândido, centro histórico da capital paranaense) estará em exposição no Museu Paranaense entre os dias 07 de abril e 08 de maio de 2022. Esta será a primeira vez que o manuscrito será exposto no Paraná. Composto por uma coleção de receitas preparadas pelos jesuítas, o documento estará disponível para visitação na sala Lange de Morretes de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

No dia 07 de abril, às 19h, o MUPA promove a mesa-redonda “Formulário médico jesuíta: o documento histórico em debate”. Estarão presentes a historiadora e Chefe da Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz, Maria Claudia Santiago, e a historiadora Heloisa Meireles Gesteira. Nessa mesa, o público terá a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o documento por meio de análises recentes, com base no recém-publicado livro “Formulário médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba”.
Para participar da mesa não é necessário inscrever-se previamente. A liberação dos lugares será realizada a partir de 18h30, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local.__

O Programa Público intitulado “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” consiste em um projeto experimental do Museu Paranaense (MUPA) que ocorrerá entre os meses de janeiro e maio de 2022. Ele é formado por uma série de ações artísticas, educativas e culturais, no qual o público será convidado a aproximar-se das múltiplas formas de vínculos entre seres humanos e seres vegetais.

Acesse a programação completae participe!

Fonte: Museu Paranaense

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*