Dia Internacional da Mulher: elas são protagonistas na área da educação e compartilham histórias inspiradoras

Da professora à gerente administrativa; mulheres que inspiram famílias e alunos (as)

Débora Brosch Garcia Paes, gerente administrativa do Colégio Stella Maris / Divulgação

Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher representa a busca feminina por equidade e diretos. Cada ano, a data ganha novos significados e celebra a representatividade feminina na sociedade. Sob este olhar, mulheres, mães, tias, avós professoras, orientadoras, recepcionistas, secretárias e todas outras profissionais que dividem o ambiente escolar, buscam, a cada dia dar o seu melhor e são inspiração para os seus alunos e famílias. De acordo com dados do Censo Escolar realizado em 2020, elas são 81% dos docentes de escolas regulares, técnicas e EJA, e representam 96% dos professores da educação infantil, 88% e 67% nos ensinos fundamental I e II e 58% no médio.

Débora Brosch Garcia Paes é gerente administrativa no Colégio Stella Maris, unidade Juvevê, desde 2011. Ela é a responsável pelo atendimento às famílias dos alunos, aqueles que já estão e aqueles que vão iniciar no colégio. “Estar à frente do atendimento das famílias é uma forma de sempre ser uma pessoa melhor, buscar e emanar luz e aprendizado. Pois, cada um de nós, tem que se permitir crescer pelas suas e pelas experiências dos outros”, afirma Débora. Para ela, o trabalho que executa vai muito além de negociar uma vaga: “é participar da vida das crianças, dos pais e responsáveis. E quantos deles, após terminarem o ciclo, voltam para nos visitar e dizer como estão? Muitos! Esse é o meu orgulho, marcar e ser marcada positivamente, com base na confiança”, comenta.

Já no Colégio Acesso, a professora de língua portuguesa, redação e gramática, Virginie Isber está todos os dias em sala de aula e seu trabalho reflete nas escolhas para o futuro dos seus alunos. ENEM, vestibular ou até mesmo para outros concursos, Virginie é a protagonistas no preparo para a redação. Acolhe, dá dicas, participa a fundo da vida de cada um. Em suas redes sociais, vibra com cada conquista, compartilha e se orgulha como se fossem seus filhos. “O trabalho do docente vai muito além da sala de aula, ele é marcado pelo caráter emocional, interativo e reflexivo. Precisamos conhecer minimamente a história de vida de cada um deles para lidar com situações adversas, visto que, cada aluno tem características, contextos familiares e sociais diferentes”, relata Isber. Segundo seus alunos, o ponto forte da professora “Vivi”, como é carinhosamente chamada é que, acima de tudo, ela é humana e acredita no potencial de cada um. “A professora Vivi não julga, ela constrói, desde o primeiro dia de aula, uma relação de confiança, respeito e afetividade com a gente, sabemos que podemos contar com ela para o que for”, descreve Laura Conradi Pacheco, do Acesso Boqueirão, Segunda Série do Ensino Médio.

São inúmeras as Déboras e Virginies espalhadas no ambiente escolar. Cada uma traça a sua trajetória como mulher, buscando espaço e voz ativa pelos seus ideais. Elas enfrentam dupla jornada, muitas vezes deixam seus filhos em casa para cuidar do futuro de seus alunos, aqueles que também irão ganhar o mundo e que lembrarão da força, inteligência e determinação de muitas mulheres ao longo de suas jornadas.

Sobre o Colégio Stella Maris

Com mais de 55 anos de dedicação à educação e formação integral de seus alunos, o Colégio Stella Maris está entre as grandes referências de ensino em Curitiba e, atualmente, conta com três unidades nos bairros Água Verde, Juvevê e Xaxim. Fundado em 1963, o Colégio segue as premissas de ensino forte e personalizado, baseando a educação nos valores que primam pela família e pelo bom convívio social. O Colégio Stella Maris atingiu resultados pedagógicos expressivos ao longo dos anos, sendo reconhecido, em 2020, como a segunda escola com maior eficiência digital, dentre 34 escolas no Brasil. Buscando sempre adotar as mais modernas tendências pedagógicas, o Colégio e seus professores são conhecidos pela dedicação e a atenção individual ao aluno. 

Sobre o Grupo Acesso

Fundado em 2003, o Grupo Acesso surgiu com o objetivo de preparar alunos para os vestibulares, com qualidade, preço acessível e um grande vínculo com a disciplina e resultados. Atualmente, possui dez unidades espalhadas por Curitiba e Região Metropolitana, formando alunos desde a Educação Infantil, com o Acesso Kids, ao tradicional Pré-Vestibular. Em 2020, o Grupo Acesso recebeu o reconhecimento de ‘Escola com maior eficiência digital’, comparado com outras 34 escolas do Brasil, reafirmando o compromisso com o resultado na formação, aliado a inovação e o acolhimento aos alunos, principalmente durante as aulas remotas, sendo referência em termos de escola completa e humana.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*