Design resimercial: pesquisa relaciona ambientação corporativa com produtividade, lealdade e retenção

Estudo da Gartner constata que talentos satisfeitos com o ambiente de trabalho são 16% mais produtivos, 18% mais propensos a permanecer na empresa e 30% mais atraídos pelo próprio trabalho do que pelos concorrentes

Design resimercial no Endeavour Prime Offices, primeiro empreendimento corporativo do Grupo A.Yoshii em Curitiba (PR). Divulgação Grupo A.Yoshii

Nem residencial, nem comercial. Um bom e agradável ambiente nos espaços de trabalho deixou de ser vaidade ou utopia e, hoje, influencia diretamente na produtividade, foco e bem-estar da equipe. A necessidade de rever os espaços corporativos é cada vez mais acentuada, especialmente com a presença de gerações mais jovens no mercado de trabalho, bem como pelas mudanças trazidas pela pandemia e os novos modelos de trabalho híbridos. Essa tendência que toma cada vez mais forma e está presente nos empreendimentos comerciais chama-se design resimercial. A expressão é um neologismo pela união das palavras “comercial” e “residencial”, e representa a introdução de elementos geralmente associados a ambientes domésticos em ambientes corporativos, tornando-os mais colaborativos, cômodos, calorosos e convidativos. 

Design resimercial no Endeavour Prime Offices, primeiro empreendimento corporativo do Grupo A.Yoshii em Curitiba (PR). Divulgação Grupo A.Yoshii

Segundo especialistas, a tendência resimercial surgiu em meados dos anos 2010 e consiste na incorporação de itens, móveis e elementos acolhedores, que remetem à ideia de lar, em espaços comerciais e têm por finalidade deixar os colaboradores mais confortáveis, felizes e, consequentemente, mais satisfeitos e motivados. “O objetivo das grandes organizações não é apenas atrair, mas reter seus talentos. Para isso, precisam promover um ambiente acolhedor, convidativo e mais agradável”, explica a superintendente de marketing do Grupo A.Yoshii, Maria Fernanda Beneli. 

Design resimercial no Endeavour Prime Offices, primeiro empreendimento corporativo do Grupo A.Yoshii em Curitiba (PR). Divulgação Grupo A.Yoshii

A tendência resimercial não diz respeito exclusivamente à presença de gadgets de última geração hipertecnológicos e móveis de design. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Future Workplace Academy constatou que os colaboradores priorizam acesso à luz natural, melhor qualidade do ar e personalização do seu espaço de trabalho. “Saem de cena as baias, paredes brancas ou cinzas, cadeiras de escritório duras e pouca ou quase nenhuma janela e luz natural. O escritório da vez tem sofás, poltronas confortáveis, almofadas, tapetes, obras de artes, cores, plantas e muito verde”, complementa Maria Fernanda. 

Além do aparato decorativo, um ambiente de trabalho resimercial apresenta um projeto de remodelação dos espaços. Prioriza-se as áreas comuns, motivando a integração, contato e fortalecendo o senso de equipe. “É claro que os espaços individuais e privativos permanecem e são importantes para atender as demandas do escritório. Mas os espaços maiores e integrados como meeting rooms e coworkings não são mais uma opção. Esses ambientes inspiram a criatividade, a socialização, a conexão e o brainstorming integrado entre equipes. Depois de quase dois anos isolados, esse relacionamento melhora o humor e a autoestima das pessoas”, explica a superintendente. 

Arquitetura e desenho industrial convidativo, dinâmico e acolhedor

A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, lista algumas dicas práticas para conferir uma ambientação corporativa mais acolhedora, descontraída, moderna e familiar. 

  • Aposte na decoração comfy, ou seja, estofados macios, poltronas convidativas, almofadas texturizadas e tapeçaria “fofa”. A proposta comfortable reúne objetos e elementos decorativos que conferem aconchego e leveza ao ambiente, proporcionando uma estética confortável e tranquila.
  • Não esqueça o mobiliário ergonômico. Para evitar doenças de trabalho e desconforto corporal, é preciso escolher os móveis, equipamentos e estação adequados ao espaço e aos colaboradores. As condições ambientais devem atender às demandas físicas e psicológicas dos colaboradores. 
  • design resimercial apresenta arquitetura biofílica, ou seja, as áreas verdes são mandatórias. A natureza promove harmonia e equilíbrio entre o homem e a natureza, proporcionando sensação de acolhimento e pertencimento ao ambiente por meio das percepções olfativa, tátea, sonora e visual. 
  • A cromoterapia é uma ótima aliada. As cores são capazes de estimular a inteligência e melhorar o desempenho mental e cada tom tem uma finalidade. As cores mais claras e neutras têm efeito acolhedor. As cores azuis e verdes têm efeito relaxante e aumentam a criatividade. Os tons vermelhos auxiliam na atenção aos detalhes e às tarefas mais metódicas. Já os amarelos e alaranjados estimulam o aprendizado e melhoram o humor. 
  • Conforto X Responsabilidade. Cabe destacar que o design resimercial requer equilíbrio e parcimônia entre os estímulos de relaxamento e a necessidade de cumprir os deveres e obrigações. A tendência defende ambientes mais descontraídos e confortáveis com o fim de agradar os colaboradores para, consequentemente, motivá-los a produzir e focar mais. 

Ressignificando o modo de viver e trabalhar: a proposta do Complexo Raul Fulgêncio

O Grupo A.Yoshii, atento à evolução do mercado imobiliário ao longo de 57 anos de atuação e precursor de tendências do setor, anunciou o lançamento do seu novo empreendimento em Londrina. Inspirado na tendência dos skylines, o Complexo Multiuso Raul Fulgêncio combina diversos usos em um único espaço, como moradia, lazer, trabalho e compras, oferecendo aos moradores conveniência, comodidade e economia de tempo. Um único projeto que representa espaços plurais, o novo projeto da construtora no interior do Paraná atende às necessidades atuais dos consumidores, aliando em um único ambiente diversos serviços “na porta de casa”. “Podemos comparar o complexo com uma smart city, que valoriza a integração, segurança, comodidade e qualidade de vida dos futuros moradores e usuários”, conta Maria Fernanda.

Localizado no alto da Gleba Palhano, região nobre de Londrina, o Complexo Raul Fulgêncio é marcante pela construção criativa e multifuncionalidade. No empreendimento, moradores e consumidores contarão com a conveniência e otimização do tempo, devido às facilidades em serviços e produtos todos em um mesmo lugar. O complexo multiuso possui duas torres, a R.F. Tower e a R.F. Home com entradas independentes, além do R.F. Mall com oito lojas e serviços a céu aberto.

O R.F. Tower conta com sete elevadores para atender o fluxo de pessoas e acessos aos vinte pavimentos de salas comerciais, que possuem áreas privativas de 37 a 511 metros quadrados. São quatro pavimentos de estacionamento, sendo um de vagas rotativas. A torre comercial ainda oferece salas de reuniões devidamente equipadas e um auditório com conceito aberto apto a recepcionar diversos formatos de encontros e eventos. O projeto foi concebido para aproveitar ao máximo a luz natural, tornando-o mais sustentável, acolhedor e agradável visualmente. “Não menos importante, nosso espaço corporativo apresenta design biofílco com sofisticado jardim com plantas aromáticas e esculturais e, ainda, um ambiente externo multiuso para encontros e relaxamento”, complementa. 

O R.F. Home oferece studios e apartamentos de alto padrão distribuídos em 20 pavimentos. Os imóveis possuem de 67 a 87 metros quadrados de área privativa, quatro elevadores e infraestrutura de lazer completa, com piscina coberta, academia equipada e um rooftop com vista privilegiada da cidade, área gourmet fireplace.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Incorporação, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshiiengenharia.com.br.

Enviado por Emelin Leszczynski  / Central Press

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*