DENISE ABUJAMRA ABRE EXPOSIÇÃO “ESCRITAS”

 

 

Artista: Denise Abujamra
Obra da Série “Escritas”
Título: Vermelhos
Técnica Mista
60x50cm
A Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag recebe, nesta segunda, 21 de agosto,  a exposição “Escritas” da artista plástica Denise Abujamra. A exposição faz parte do projeto “Semeando Novos Olhares”,  aprovado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Edital Mecenato subsidiado, pela Fundação Cultural de Curitiba.

Esta é a 11ª exposição do ciclo de 16 exposições consecutivas e a cada edição, o artista participante elabora trabalhos de acordo com sua linguagem artística e poética. Já foram realizadas as exposições dos artistas: Elisângela Strasser, Luiza Uady, Elisiane Correa, Marinice Correa, Leandro Leal, Katia Kimieck, Silvana Camilotti, Beatriz Gonçalez, Ana Muller e Magali Robaina.  O Grupo 725 é formado por artistas contemporâneos que frequentarem o mesmo ateliê, Rua Alamenha Lins, 725, do curador Edilson Viriato.
“Escritas” é o resultado de uma síntese de gestos amplos e concisos; onde as letras se tornam desenhos em uma composição própria. Em 2015, Denise viajou para à Espanha e durante  3 (três) meses revisitou os grandes pintores: Kandinsky, Picasso, Miró e Tapiès, assim como a vida vai amalgamando experiências, sua obra sofreu influências dessa vivência no plano inconsciente.“Não há a intencionalidade de fazer uma analogia ou releitura, mas a  influência deste período de imersão na Espanha e a dança, se manifestam em meu gestual”, destaca a artista
A proposta da linha vermelha e contínua formando palavras e desenho é como a artista vê o pensamento puro. As formas em preto são como se houvesse em suas mãos uma câmara fotográfica, focando no detalhe, mostrando as falhas do traçado de tinta e remetendo a um grande “ZOOM”. A exposição “Escritas” da artista plástica Denise Abujamra permanecerá aberta para visitação até dia 28 de agosto.
SOBRE A ARTISTA:
Denise Abujamra é paranaense, natural de Curitiba. Formada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, possui várias Pós-Graduações em Psicologia Clínica e  Neuropsicologia. É formada em Ballet Clássico e Dança Moderna. O primeiro contato com a arte acontece no curso de Decoração na Escola Técnica Federal do Paraná em 1975 nas aulas de História da Arte com o professor Fernando Bini. Em 2003 inicia seus estudos em pintura no CACEV (Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato) e em 2014 ingressa no atelier de Pintura de Uiara Bartira. Faz parte do Grupo de Arte 725 desde 2012.
TEXTOS CRÍTICOS:
“Estamos habituados a ouvir a famosa frase de Picasso: “eu não procuro, eu encontro”, mas em arte estamos sempre procurado, sem limites e sem fim.”…”No início dos trabalhos desta exposição, a artista procura uma solução concreta, geométrica (talvez derivada do concretismo brasileiro), lembram “barras” verticais e horizontais que vão se tornando gestuais. Além da ambiguidade da palavra “barra” que ela utiliza com frequência, as cores são o preto e o vermelho….”
…”As pinturas vão fazendo o jogo entre formas e letras (o gesto e a palavra), nas quais vale mais as letras e não as palavras – por vezes elas talvez indiquem algum caminho ao dizer ” querendo ser preenchidas com mais palavras escritas”….”Estes textos escritos, junto às barras, agora gestuais, lembram o pintor e desenhista paranaense João Osório Brzezinski que utilizou muito dos elementos gráficos como textura, mas que também se deixavam ler”…
…”Ao contrário da pintura, quase explosiva nesta relação entre o emprego do vermelho, os desenhos são contidos, serenos, pretendem depurar as emoções, fazem analogias entre objetos reais e oníricos”…
(Fernando Bini – 2015)
“Escrita, escrito, escritor, escritura…assim Denise versa, conversa – inversa!
Nem caligráfica ou gráfica, mas num idioma pessoal e único, desenha cada letra como caracteres visuais codificadas um a um, num idioma que não quer ser compreendido nem desvelado e sim surpreendido.
São cantos de oração em sentido amplo, que fala interiormente aos anjos sem espera de respostas. Ligação cósmica quase litúrgica que se repetem como mantras e se enrolam e se afogam na garganta com medo de serem revelados”…
(Uiara Bartira 2015)
Serviço:
Exposição: Escritas
Artista plástica: Denise AbujamraPeríodo da exposição: De 21 a 28 de agosto de 2017.
Local: Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
Endereço: Rua Pedro Bocchino, Cajuru, Curitiba, PR
Telefone: (41) 3361-2336
Público: Livre
Entrada: Franca
GRUPO DE ARTE 725Ateliê de Arte Edilson Viriato
Rua Alamenha Lins, 725, Rebouças, Curitiba, PR

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*