Reforma feita para durar

Crédito: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquitetas indicam materiais mais resistentes para a reforma valer o investimento

 

Você sabe o que levar em conta na hora de escolher os materiais para realizar uma reforma em casa? Se o objetivo é fazer o investimento realmente valer a pena, o ideal é escolher opções versáteis, atemporais e resistentes, que respeitem suas necessidades e o ambiente em que serão instalados. As arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miura Miyawaki, da EFTM Arquitetura, destacam que a reforma do piso, do teto e das paredes resulta em grandes melhorias e, quando realizadas corretamente, garantem uma casa bonita por muito mais tempo. Confira as dicas para acertar na escolha dos materiais.

 

Parede

Para melhor acabamento e resistência, a seleção das tintas deve levar em conta se é uma área externa ou interna, bem como o tipo de revestimento no qual será aplicada. “Existe uma gama de produtos específicos para cada material e espaço. Para banheiros e cozinhas existem opções com aplicação em azulejos, pastilhas, vidros, alvenaria, madeiras e metais, como a tinta epóxi à base de água acetinada. Para fachadas, as texturas em estilo simples, grafiato ou projetado são as mais indicadas pela durabilidade, nos casos de forro de gesso, a tinta acrílica, com acabamento fosco ou brilhante. Já para madeiras e metais, o ideal é utilizar tinta esmalte”, explicam as arquitetas.

A escolha das cores também deve ser feita com cautela. “Se a intenção é manter a cor por um período de tempo maior, lembre-se de buscar tons que sejam atemporais e fáceis de combinar. Neste caso, os neutros, como beges, nudes, marrons, branco, preto e cinzas são ideais”, ensina Thalita.

 

Teto

O projeto do forro, aliado ao de iluminação, faz toda diferença no resultado final de um ambiente, por isso vale a pena investir nele. Antes de iniciar a reforma, porém, é necessária uma revisão no telhado para descobrir possíveis vazamentos devido a telhas quebradas ou deslocadas. Entre as opções de forro, as que possuem melhor custo-benefício atualmente são o gesso, a madeira e o PVC. “A escolha depende do ambiente em que será aplicado. O gesso é uma escolha acertada porque altera bastante o visual dos ambientes sem resultar em custos muito elevados. Quando bem instalado pode durar anos, além disso, possibilita inúmeras configurações de iluminação, através da redistribuição dos pontos em seu interior. Outra vantagem é que ele pode esconder vigas aparentes e imperfeições das lajes“, garantem as profissionais.

 

Piso

Para pisos existe uma infinidade de materiais, por isso, é preciso, antes de escolher, prestar atenção nas características do ambiente em que ele será aplicado. “Verifique se é uma área úmida ou seca, se é interna ou externa e também se é de alto tráfego ou não. A existência ou não de animais de estimação e de crianças também deve ser considerada. Com base nisso, fica mais fácil escolher as opções mais adequadas para resistir à ação do tempo e do uso”, acrescenta Erika.

Entre as opções, as arquitetas destacam a madeira maciça, que tem uma vida útil muito longa e mesmo que fique com aparência desgastada, basta mandar lixar para ela recuperar o brilho do passado. É indicada para áreas internas e secas, como salas e quartos. “O pisos vinílicos e os laminados, por sua vez, são resistentes à água e práticos de se limpar, porém, não são recomendados para locais úmidos, como banheiros ou áreas externas. Já as cerâmicas e os porcelanatos são práticos, duráveis, fáceis de limpar e podem ser encontrados em diversas especificações”, esclarece Thalita.

 

Segundo as arquitetas da EFTM Arquitetura, o mais importante para uma reforma duradoura é buscar uma identidade visual que agrade os donos da casa e atenda suas necessidades diárias e sociais. “O ambiente deve ser projetado de acordo com os sonhos e desejos pessoais dos moradores, porém, precisa ser adequado à realidade em que vivem. De tempos em tempos é normal querer renovar os ares da casa, entretanto, se o piso, o teto e as paredes estiverem em bom estado, a próxima alteração poderá ser bem menor, sem grandes incômodos”, completam.

 

Sobre a EFTM Arquitetura:

Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2001, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma universidade.

 

Serviço:

EFTM Arquitetura

Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas – Curitiba (PR)

Site: www.eftmarquitetura.com

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*