Debate e cidadania: estudantes aprendem política na prática em Curitiba
Projeto Plenarinho do Colégio Marista Santa Maria alia conceitos gregos e vivência para explicar participação política aos alunos
Afinal de contas, o que é política? Com essa questão inicial o professor de Sociologia do Colégio Marista Santa Maria, Bruno Souza, começa o debate sobre o real significado do termo e qual a sua função na vida dos cidadãos. Com a discussão, o objetivo dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental é montar Projetos de Lei que serão apresentados durante o Plenarinho, projeto realizado pelo Marista há cinco anos e que tem como objetivo o estudo e o entendimento sobre o funcionamento da nossa (ou algum sinônimo melhor) política.
Cada projeto criado passa por uma votação entre os alunos, para selecionar qual representará o grupo. Esse momento, de acordo com Souza, é o auge da prática democrática, pois todos os jovens têm oportunidade para expor, debater e eleger as propostas com as quais mais se identificam. Tudo isso é feito na própria escola. “O debate é o principal instrumento político e essa é uma das grandes lições da disciplina. A aproximação com o tema e a compreensão de que o universo público vai além da discussão partidária é algo essencial para entender a importância da política na vida cotidiana”, avalia.
As propostas dos estudantes são analisadas pelos vereadores da cidade, que explicam a viabilidade e oportunidade das sugestões criadas pelos alunos. Assim, o projeto ainda propicia uma proximidade maior dos jovens com os vereadores, que vão até o colégio para participar desses debates.
Para o professor, as discussões sobre política estimulam o aprendizado em outras disciplinas e tem consequências positivas na sociedade. “Depois de estudar os conceitos clássicos dos filófosos e pensadores, os alunos têm que ampliar o olhar a sua volta e propor melhorias para a cidade. Isso estimula a empatia, a cidadania e a participação social dos jovens”, explica.
As alunas Isadora de Andrade e Giovana Alves Pereira, por exemplo, fazem parte do grupo que criou o Projeto de Lei para reduzir os gastos dos gabinetes da Câmara dos Vereadores de Curitiba. Para elas, poder apresentar a ideia diretamente ao vereador Pier Petruzziello foi de grande importância. “Fazer esse trabalho nos deu oportunidade para investigar e conhecer mais informações que não estão na imprensa. Com o Plenarinho, o vereador veio até aqui e nos contou como é a realidade dele e o que pode ser feito para melhorar”, contaram as estudantes.
O professor Bruno Souza avalia que o Plenarinho mostra aos estudantes que a política está presente em nosso cotidiano o tempo todo. “Nossas relações sociais são políticas. Temos que ter um comprometimento com a coisa pública, não apenas quando o dólar sobe ou desce, pois é assim que construiremos uma cidade e um país cada vez melhor”.
Sobre a Rede Marista de Colégios
A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
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