Curitiba vai sediar a 1ª Bienal Internacional do Livro do Paraná

Banco de Imagens CANVA

Evento está programado para acontecer em setembro de 2025, reunindo importantes nomes do mercado editorial mundial

Curitiba se prepara para receber um evento literário inédito: a 1ª Bienal Internacional do Livro do Paraná, que será realizada em setembro de 2025. Com a produção assinada pelas produtoras Bia Reiner e Camille Bittencourt, conhecidas por seu trabalho no Festival de Curitiba, e a curadoria de Lis Alves e do argentino Octavio Kulezs, o evento promete transformar a cidade em um grande palco de intercâmbio cultural e literário.

A organização da Bienal fica a cargo da Cocar Produções Editoriais, sediada em Curitiba. A produção e a comunicação, que estavam a cargo da JOBZ Propaganda, agora serão conduzidas pela Estilo Editorial Comunicação, tendo à frente as jornalistas Danielle Blaskievicz, Sumi Costa e pela publicitária Marielle Blaskievicz.

Lis Alves encara Curitiba como uma cidade multicultural, onde diferentes comunidades linguísticas e culturais se encontram e se mesclam e que se faz urgente de um evento literário de grande porte para atender a esses públicos. “A Bienal busca refletir essa diversidade, reunindo criação literária e artística em suas várias linguagens”, pontua. O objetivo, segundo ela, é unir, somar e multiplicar leituras, transformando a realidade cultural local de maneira poética e intercultural. “Este evento único irá integrar culturas, inovação, arte, literatura e mercado, trazendo para Curitiba novas realidades e discutindo comportamentos e novas formas de leitura na era da educação interativa e da tecnologia.”

A curadora explica que, paralelamente à Bienal, ocorrerá o I Salão Internacional Profissional do Livro, da Leitura, Literatura e das Bibliotecas. Este evento reunirá profissionais da produção e comercialização de livros, como editores, bibliotecários, representantes de direitos autorais, livreiros, agentes e autores. “A intenção é promover o networking e explorar as oportunidades que os mercados emergentes internacionais oferecem à indústria do livro”, .

Importantes nomes e marcas do mercado editorial serão convocados, incluindo editoras, escritores, agentes literários e até produtores de cinema interessados em possíveis adaptações literárias. “O salão será o ponto de encontro ideal para profissionais estabelecerem contatos e descobrirem novas possibilidades no mercado editorial”, esclarece Lis Alves. O evento será realizado em formato híbrido, reunindo líderes internacionais da indústria e formadores de opinião durante três dias para discutir novos desafios e analisar tendências.

Durante o evento acontecerá também a I Bienalzinha de Curitiba, direcionada ao público infanto-juvenil e que será inspirada no clássico de Lewis Carroll, o livro Alice no País das Maravilhas, com um espaço exclusivamente projetado para atender aos pequenos leitores e suas famílias.

“A 1ª Bienal Internacional do Livro do Paraná promete ser um marco no cenário cultural de Curitiba”, destaca a curadora. O evento também contará com as Oficinas do Salão Profissional do Livro, além de seminários temáticos e cursos complementares de 20 horas. Essas atividades visam proporcionar um aprendizado aprofundado e troca de experiências entre os participantes.

Por Sumi Costa  – Estilo Editorial

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*