Curitiba 330 anos: Casal cria canal no YouTube para contar a história de Curitiba
O Curitibando, que estreia dia 29 de março, é um passeio pelos espaços e tradições da capital paranaense, mergulhando nos seus fatos e curiosidades.
Curitiba é uma cidade cheia de histórias. Ao longo de seus 330 anos, a capital paranaense já foi palco de eventos importantes, alguns que ajudaram a moldar a política nacional, como as campanhas das Diretas Já, e outros pitorescos, a Guerra do Pente, que destruiu o Centro no fim da década de 1950. Para não deixar que essas histórias desapareçam, um casal de curitibanos criou o Curitibando, um canal no YouTube que irá compartilhar muitas dessas histórias e estreia nesta quarta-feira (29), aniversário de Curitiba.
O jornalista Jonatan Silva e sua esposa, gestora educacional Camilla Cordeiro, são apaixonados por Curitiba e pela formação da cidade. E o Curitibando surgiu como uma resposta ao desejo de compartilhar com mais gente aquilo que eles também descobriram. “O Curitibando é mais que um canal, é um projeto de vida: uma experiência bastante singular sobre a história da nossa cidade”, comenta Silva.
Para o jornalista, as ruas, as praças e o próprio morador da capital paranaense nos ajudam a entender quem somos. Por isso, o resgate dessas histórias é in loco. “Se vamos falar da Praça Tiradentes, precisamos estar lá, apresentar ao público a história do local exatamente onde ela aconteceu”.
Segundo Camilla, esse é,justamente, o diferencial do Curitibando: o mergulho no espaço urbano. “É importante dizer que não damos aula de história, mas convidamos quem assiste ao vídeo a passear conosco pela cidade. Somos, acima de tudo, curiosos”.
Personagens
O Curitibando foi desenvolvido para mostrar Curitiba de um modo diferente. Os personagens de Jonatan e Camilla são os lugares e construções que quem mora na cidade vê todos os dias, porém, nem sempre se dando conta de que existe um mundo de curiosidades e fatos a respeito daquele espaço.
“Nosso primeiro personagem é o Passeio Público, o primeiro parque da cidade. E ele foi escolhido exatamente por ser um ponto muito especial da identidade curitibana”, explica Silva. “Pretendemos contar a história de Curitiba a partir desses locais que fazem parte do nosso cotidiano”.
Para compor esse acervo, o casal se debruça sobre horas e horas de pesquisa. “Passamos bastante tempo com livros e documentos que nos ajudam a entender a metrópole que é Curitiba, mas também visitar muito a cidade”, comenta Cordeiro. “O Curitibando é uma forma de experimentar a cidade e de vivê-la. É isso que queremos dividir com quem nos assiste”.
Estreia do canal
O casal escolheu a dedo a data de estreia do Curitibando: 29 de março, quando a capital completa seus 330 anos. “Foi o nosso jeito de dar parabéns a Curitiba e de homenageá-la, de mostrar o quanto amamos a cidade e queremos partilhar com muita gente esse amor”, diz Jonatan. “É uma forma de quebrar o esteriótipo de que somos um povo fechado ou algo assim”.
“A Curitiba que queremos colocar nas telas dos smartphones, televisões e computadores é a cidade plural, formada a partir de muitas culturas e cores. É a cidade que pertence a todos: aos que nasceram aqui e àqueles que a adotaram como casa”, define Camilla. “E, por isso, criamos um conteúdo de qualidade e totalmente gratuito, acessível a todo mundo”.
Serviço
Canal Curitibando
Estreia: 29 de março
Para se inscrever, acesse o link: https://bit.ly/Curitibando
Jonatan Silva
Amei! Entusiasmada para, junto de vocês, conhecer essa cidade fabulosa, excitante e sedutora que com certeza é recheada de curiosidades.
😁