Criatividade: aprenda a desenvolvê-la!
Comportamentos simples te ajudam a se tornar mais criativo em situações rotineiras
Você já deve ter ouvido alguém afirmando, com propriedade, que não é uma pessoa criativa, que nunca tem boas ideias e que não sabe criar nada novo. Talvez você, inclusive, se considere uma dessas pessoas. Bom, na verdade, quando o assunto é o nosso potencial criativo, as coisas não funcionam bem assim.
Para nossa sorte, de acordo com o master coach Diego Knebel, sócio-proprietário da Kasulo Desenvolvimento Humano, a criatividade não é um dom que nasce somente com algumas pessoas. “Criatividade é uma característica que todos nós possuímos. A diferença é que, para alguns, ela é mais desenvolvida”, afirma.
O que é preciso fazer, então, para se tornar uma pessoa mais criativa?
O primeiro passo é entender que a criatividade não se manifesta apenas quando descobrimos algo extraordinário. “Toda vez que conseguimos fazer a mesma coisa de uma maneira diferente ou resolvemos problemas de qualquer tamanho, somos criativos”, assegura o master coach. Outro aspecto da criatividade é sua afinidade com aquilo que mais gostamos de fazer. “A criatividade geralmente se manifesta nas áreas em que nossa inteligência é mais aflorada. Se alguém escreve com facilidade, será mais criativo na hora de expor suas ideias ao papel”, exemplifica.
O segundo passo é analisar os nossos hábitos e verificar quais deles estão impedindo o nosso poder criativo e quais estão contribuindo para alavancá-lo. A seguir estão alguns comportamentos que podem alimentar nossa criatividade:
Fuja da mesmice: “Pensar sempre da mesma maneira, ouvir sempre as mesmas pessoas e fazer as coisas sempre do mesmo jeito são atitudes que bloqueiam seu potencial criativo”, explica Knebel.
Aprenda sempre: “Estar em constante aprendizado aumenta nosso acervo de possibilidades para resolver problemas ou fazer as mesmas coisas de outras maneiras. Quanto mais você aprender, mais criativo será”, garante o master coach.
Relaxe: “Sempre que uma situação-problema se apresentar, busque respirar, relaxar e se concentrar para que novas possibilidades de resolução apareçam”, ensina. Geralmente, ideias criativas ocorrem quando estamos com o foco no ‘agora’, relaxados e sem preocupações. Você já encontrou, mentalmente, a solução para algum problema enquanto andava no parque ou tomava banho? Acredito que sim. “A correria do dia a dia e as várias tarefas da nossa agenda travam nosso poder de inovação e criatividade”, complementa Knebel.
Por fim, o terceiro passo é colocar as duas primeiras dicas em prática a fim de utilizar ao máximo o potencial criativo que está dentro de cada um de nós.
Sobre Diego Knebel
O master coach Diego Knebel é membro da Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC), certificado pela International Association of Coaching (IAC). Formado em Administração e pós-graduado em Recursos Humanos. É sócio-proprietário da Kasulo Desenvolvimento Humano, empresa que atua com coaching, cursos e palestras nas áreas de liderança, comportamento e comunicação.
Deixe um comentário