Coreografias selecionadas encerram a Mostra Paranaense de Dança com apresentações neste fim de semana em Curitiba
Espetáculos ocorrem no Teatro Guaíra e no Memorial de Curitiba. Mostra contou com cerca de 2 mil inscritos
A Mostra Paranaense de Dança 2023 termina neste fim de semana em Curitiba depois de quase dois meses e mais de 500 coreografias inscritas. O festival reuniu jovens artistas de todo o Paraná e também de Santa Catarina em uma grande troca de experiências e desenvolvimento. Para o encerramento, cerca de 150 coreografias selecionadas serão apresentadas.
O público poderá prestigiar a Mostra Final entre sexta-feira (9) e domingo (11) no Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão), com ingressos a R$ 30.
“A Mostra tem participação efetiva na formação desses jovens bailarinos, porque é uma oportunidade para eles dançarem e se aprimorarem. Neste encerramento, temos também um momento de grande celebração em um lugar emblemático, que é o Guairão”, ressalta a coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), Simone Bönisch.
Para a abertura de cada espetáculo, a programação vai contar com bailarinos ou grupos profissionais convidados. Logo na primeira noite, a Curitiba Cia de Dança, sob direção de Nicole Vanoni, apresenta uma Suíte do 1º. Ato de Dom Quixote, uma montagem que tem como coordenadora de cena e ensaiadora convidada a renomada Ana Botafogo, uma das principais bailarinas do país e que tem mais de 45 anos de carreira.
No sábado, a abertura fica por conta dos bailarinos Bárbara Mel e Rômulo Castilho, que apresentam o “Grand Pas de Deux Cisne Negro”, de Julius Reisinger, com remontagem, adaptação e direção de Ian Mickiewicz.
No último dia, o público poderá prestigiar a EF Jazz Company, com o trabalho “Ruídos e Paixões”, que tem coreografia e direção de Eliane Fetzer.
A Mostra Final também terá apresentações no Memorial de Curitiba, no sábado e no domingo. Batizado de Palco Alternativo, o espaço vai ter entrada gratuita. O objetivo é divulgar os trabalhos e aproximar o público dos artistas, alcançando espaços não convencionais.
Atrações extras no Teatro Guaíra
No Teatro Guaíra, a programação da Mostra Final também conta com oito oficinas, todas com inscrições esgotadas. Elas oferecem a oportunidade de aprimoramento técnico e artístico, sempre durante as manhãs.
Nos dias 10 e 11, a bailarina e autora de livros Regina Kotaka promove uma troca de experiências sobre balé clássico.
Já o jazz será tema de duas oficinas, uma no dia 10, com Julia Meirelles e Juliano Peçanha, e outra no dia 11, com Eliane Fetzer.
Para oportunizar o aprimoramento da técnica masculina, a Mostra conta com uma oficina ministrada por Ian Mickiewicz, no dia 10. No dia seguinte, Daniel Siqueira divide conhecimentos sobre pilates e fortalecimento para a dança.
Também nos dias 10 e 11, a Mostra oportuniza o aprimoramento sobre dança contemporânea com Patrícia Machado.
A Mostra em 2023
A Mostra Paranaense de Dança contou com aproximadamente 2 mil inscritos em 2023, edição que marcou o retorno do evento, suspenso por três anos por conta da pandemia do novo coronavírus. Desde abril, as seletivas passaram pela capital e também pelos municípios de Ponta Grossa, Campo Mourão, Toledo e Apucarana. Oficinas gratuitas foram oferecidas durante o processo.
Com dança e ampla participação, o evento também proporcionou uma programação especial com a circulação do Balé Teatro Guaíra, que fez apresentações gratuitas e ensaios didáticos para estudantes da rede pública nas cidades das seletiva, mas também em cidades próximas como Foz do Iguaçu, Guarapuava, Dois Vizinhos e Arapongas, atingindo um público de mais de 5.200 pessoas.
“Foi uma experiência única de retomada depois de toda a situação da pandemia. Uma promoção de interação entre os artistas para congregar e com um valor único de reencontro”, ressalta Simone.
A Mostra é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e o apoio das prefeituras de Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Toledo, Dois Vizinhos, Apucarana e Arapongas, Parque Tecnológico Itaipu, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Paraná; patrocínio das empresas Camagril, Nórdica Veículos, Grupo Pegoraro, Plast & Pack, Pavi Serviços Ambientais, Fuga Couros, Stampa Food, Aços Continente, ACSO, Ferragens Negrão, Transportes Treméa e Londrisaúde; e a realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, união e reconstrução.
Serviço
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Na sexta-feira (9) e sábado (10), às 20h.
No domingo (11), às 18h.
Ingressos: R$ 30,00 com direito a meia entrada para determinados públicos
Venda antecipada pela internet pelo ou diretamente na bilheteria do Guaíra a partir de duas horas antes do começo do espetáculo
Memorial de Curitiba:
No sábado (10) e domingo (11) às 14h.
Evento gratuito
Classificação: Livre
Sobre a ABABTG – A atual Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra foi fundada em 2008, na cidade de Curitiba. Na época denominada Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, ela surgiu com o propósito de fortalecer a dança e demais artes motivando uma ligação sinérgica entre os setores público e privado. Durante esse período, foram realizados diversos projetos culturais, com repercussão local, nacional e internacional, que promoveram ações de formação, atualização, divulgação, fomento e democratização das artes em suas diversas linguagens. A atual nomenclatura foi assumida recentemente, para adaptar-se aos novos níveis de atividades operacionais e aos novos mercados de atuação da ABABTG.
Bárbara Hammes – Smartcom
Deixe um comentário