CONVERSAS ENTRE MÚSICA E POESIA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Música Surda
Crédito: Vinicius Giffoni

 

Série musical investigao diálogo entre a obra de grandes poetas brasileiros e a produção de compositores contemporâneos

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta de 20 a 23 de agosto, a série musical Nascente e Foz, formada por quatro shows e quatro debates que põem em diálogo a obra de grandes poetas brasileiros e a produção de compositores contemporâneos. Os shows de Pedro Sá Moraes, Thiago Amud, Música Surda e Banda Escambo contam com interferências poéticas dramatizadas, respectivamente, pelos atores Emílio de Mello, Elisa Lucinda. Clarice Niskier e Paulo Betti. Os debates, mediados pelo escritor José Castello, terão a participação de um ator, um compositor um estudioso da área.

O projeto, que já passou pelos espaços culturais da CAIXA no Rio de Janeiro e em Salvador, propõe o encontro entre compositores de uma nova geração, que vem angariando o respeito da crítica e de plateias crescentes, e a obra de grandes mestres da poesia nacional. Celebram-se, assim, influências da poesia de Jorge de Limaem Thiago Amud; de Manuel Bandeira em Pedro Moraes; de Cecília Meireles em Música Surda e de Oswald de Andrade em Escambo.

Este diálogo entre os jovens compositores e os poetas que os inspiram – seja por temática, por influência estilística ou por traços filosóficos – também será revelado nas intervenções poéticas a cargo dos atores Elisa Lucinda, Clarice Niskier, Emílio de Mello e Paulo Betti. As declamações acontecem como epígrafes ou intermezzos lítero-dramáticos, que induzem a audiência a uma viagem pelo universo dos escritores e ilustram como as infinitas nascentes de nossa cultura seguem desaguando nos rios caudalosos de música popular brasileira.

Os debates, ao final de cada apresentação, têm como proposta a discussão da influência das obras literárias nas produções artísticas contemporâneas. Além dos compositores, atores e o mediador José Castelo, foram convidados para participar dos bate-papos os pesquisadores da área cultural RaquelBueno, Juca Lima, Guilhermo Gontijo Flores e Marcelo Sandmann.

Os músicos:

Pedro Sá Moraes

O carioca Pedro Sá Moraes integrou o grupo de samba É com Esse que Eu Vou, nos anos 2000, que contou com parceiros como Nelson Sargento, Elton Medeiros e Wilson Moreira. Em 2007, trocou as noites na Lapa pela carreira autoral, reunindo em sua obra elementos da MPB, jazz e referências literárias, do cinema e da arte. Com seu primeiro CD solo,Claroescuro, ganhou reconhecimento internacional e fez turnês pela Europa, América Latina, Ásia e, recentemente, Estados Unidos.

Thiago Amud

Compositor, arranjador, cantor e violonista, é parceiro de artistas como Guinga, Francis Hime, Pedro Moraes, Thiago Thiago de Mello e Renato Frazão. Já foi gravado, entre outros músicos, por Milton Nascimento, Alcione, Guinga e Francis Hime. Gravou o CD Sacradança, de 2010, em que assina letras, músicas e arranjos. Lançou, em 2013, seu segundo disco solo,De ponta a ponta tudo é praia-palma, que chamou a atenção de parte significativa da crítica. Em 2012, participou do Som Brasil Festivais, na Rede Globo.

Grupo Escambo

Criado em 2006, o grupo formado por Thiago Thiago de Melo e Renato Frazão foi indicado ao 21º Prêmio da Música Brasileira em 2010, na categoria melhor grupo de MPB, com o CD independente Flúor (2009). No ano passado, lançou o CDNeon, produzido pela banda e pelo pianista e compositor Ivo Senra, vencedor do Prêmio da Música Brasileira de2012. Adupla integra o Coletivo Chama, fundado por Thiago, e formado também por Thiago Amud, Pedro Sá Moraes, Sérgio Krakowski, Ivo Senra e Cezar Altai.

Grupo Música Surda

O grupo, criado em 2001, é formado por Andréia Pedroso (canto), Antonio Jardim (violão de 6 e 10 cordas), Artur Gouvêa (violão de 6 cordas e violão requinto) e Eduardo Gatto (violão de 8 cordas e guitarra portuguesa). Cria canções a partir da poesia de autores consagrados e de novos expoentes em língua portuguesa e suas variantes. Em 2008, o grupo lançou o CD duplo O Livro das Cançõese, em 2010, levou o repertório do disco a Portugal durante uma turnê.

 Serviço:

 Música: Projeto Nascente e Foz

 Local:CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)

 Data:20 a 23 de agosto de 2014 (quarta-feira a sábado)

 Horários:quarta-feira a sábado às20h

 Ingressos:Vendas a partir de 16 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)

 Bilheteria:(41) 2118-5111. De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h

 Classificação etária: Livre para todos os públicos

Programação

 

 

Dia 20/08 – quarta-feira, às20h

 

 

Pedro Sá Moraes e a influência de Manuel Bandeira

 

 

Show: Pedro Sá Moraes

 

 

Intervenções poéticas: Emílio de Mello

 

 

Bate-papo: Juca Lima, Emílio de Mello e Pedro Sá Moraes. Mediador: José Castello

 

 

 

Dia 21/08, quinta-feira, às20h

 

 

Música Surda e a influência de Cecília de Meireles

 

 

Show: Música Surda

 

 

Intervenções poéticas: Clarice Niskier

 

 

Bate-papo: Antonio Jardim, Clarice Niskier e Raquel Bueno. Mediador: José Castello

 

 

 

Dia 22/08, sexta-feira, às20h

 

 

Thiago Amud e a influência de Jorge de Lima

 

 

Show: Thiago Amud

 

 

Intervenções poéticas: Elisa Lucinda

 

 

Bate-papo: Elisa Lucinda, Guilherme Gontijo Flores e Thiago Amud. Mediador: José Castello

 

 

 

 

Dia 23/08, sábado, às20h

 

 

Escambo e a influência de Oswald de Andrade

 

 

Show: Banda Escambo

 

 

Intervenções poéticas: Paulo Betti

 

 

Debate: Marcelo Sandmann, Paulo Betti, Renato Frazão e Thiago Thiago de Mello. Mediador: José Castello

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*